18 de outubro de 2010

Conferência Municipal de Cultura: Um ano depois e nenhum avanço ainda

Dia 20 de outubro do ano de 2009 foi realizada a II Conferência Municipal de Cultural de Imperatriz e o que deveria ser um marco regulatório das Políticas Públicas de inclusão e participação democrática na esfera cultural, se mostrou na verdade infértil

A Fundação Cultural de Imperatriz apesar de possuir nomes de peso em seu quadro, tais como Lilia Diniz, Zé Geraldo e Zeca Tocantins até agora tem apenas se pautado em eventos casuais do calendário da cidade, portanto, sem avançar nos reais problemas que a esfera cultural necessita, por vezes repetindo a fraquíssima gestão anterior, comandada por Erasmo Dibel.

Convênios sem serem assinados com o MinC por perca dos prazos legais, conflitos internos entre os egos da gestão, falta de recursos e dotação orçamentária e tantos outros problemas parecem emperrar de vez o que no inicio se mostrou competente e promissor. Aos poucos os agentes culturais que fazem à cultura na cidade vão se virando sozinhos, afinal não dá pra esperar por ali.

O Conselho Municipal de Cultura nunca foi empossado e uma das vagas continua ociosa: a de Patrimônio Histórico. O Núcleo de Estudos Afro-Indigenas da UEMA, que no inicio reivindicou a vaga para si pelo visto desistiu até de encaminhar o nome para este fim. Motivo: Segundo a Profa Maristane Rosa, “nunca houve boa vontade do município em encaminhar as coisas”. Muita calma nessa hora.

De resto ficamos todos nós trabalhadores e trabalhadoras da cultura sem perspectivas de mudança qualitativa deste quadro. Onde está nosso Sistema Municipal de Cultura, nosso Museu e Casa de Memória, nossa tradicional Feira de Artes? Ficaram pra trás, re-lembradas apenas nas nossas mentes.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

3 comentários:

Unknown disse...

Publicamos matéria sobre Conferência Municipal de Cultura de Imperatriz - http://www.maranhaonews.com/cultura/cultura/78-cultura/939-conferencia-municipal-de-cultura-de-imperatriz-um-ano-depois-e-nenhum-avanco-ainda.html

alexandre almeida disse...

Um ano Não... veja o Mercado do PEIXE, Quantos anos tem?

Bom trabalho que faz nesta luta pela arte junto com todos os movimentos, cada um tem um papel nesta trabalho somos personagens deste filme.

ai vai uma...

Saturno - Sua influência será sobre o povo, tornado-o mais esclarecido e exigente, mais confiante e ousado, com privilégio de saber escolher e concordar apenas com o que for justo, limpo e eficaz, não se permitindo iludir com os que se encontram no poder, nem com os que aspiram alcançá-lo Um povo que só quer uma guerra: a que prolifere a paz.

A espada cristalina da vontade do amor e da consciência crística.

Ëu não vim trazer a paz, mas a espada (cristo)
povo/gente, trabalhador...

1994 o ano do cão (ou vai ou raxa!)
Raul de Xango.

Carlos Leen Santiago disse...

valeu pela repercussão galera do Maranhão News. Alexandre irmão de luta, é isso aí!