17 de outubro de 2010

Coletivo Autonomia e Luta: A luta se organiza na UEMA


Diante dos quadros políticos nada agradáveis que têm surgido no seio da Universidade Estadual do Maranhão e que têm disputado o poder dentro e fora da instituição, surge o Coletivo Autonomia e Luta, que traz a pauta das grandes tarefas históricas, tanto no Estado quanto no país.

Autonomia acadêmica e administrativa para a Universidade, rompimento ideológico e físico dos muros que separam academia e sociedade, superação total dos interesses individualistas e imediatos de grupos frente aos interesses coletivos, apropriação da estrutura da universidade para fins sociais e ambientais e não somente mercadológicos, dignidade para os trabalhadores (as) da instituição. Estas e tantas outras pautas estão sendo debatidas neste exato momento na formação do Autonomia e Luta.

Os governos do Maranhão têm repetidas vezes sangrado de morte a UEMA, quer seja na negação dos 5% dos recursos que deveriam ser repassados (garantidos em lei), quer seja na transferência das decisões orçamentárias e administrativas para as secretarias de governo. O fato é que nos últimos anos alguns ex-reitores têm se utilizado flagrantemente da estrutura para fins pessoais-eleitoreiros, deixando a pesquisa, o ensino e a extensão em segundo plano e sucateando nossa universidade.

Para o cargo de reitor, o Autonomia e Luta poderá vir novamente com o nome do Prof. Juca ( na foto o do meio) que, em fase de término de seu doutorado, já aceitou o desafio. Juca disputou a reitoria na eleição passada ficando em segundo lugar. Em Imperatriz o nome a direção de centro deverá ser o de Expedito Barroso, que tentará a reeleição.

Nos bastidores conta-se que Henrique Mariano deve ser o candidato a reitoria do grupo de Anselmo Raposo, que recentemente teve a orelha puxada pela governadora Roseana Sarney, que não quer ver seu nome aparecendo como apoiadora desta candidatura.

Os outros nomes aos poucos vão saindo da moita. O prof Abyssai, do Departamento de Veterinária, já se declarou candidato, mas não se sabe ao certo qual será seu grupo político. Waldir Maranhão anda sumido mas não está quieto. É outro ex-reitor famoso por perípecias mil.

O atual reitor Jose Augusto, não confirma se poderá disputar a reeleição (releia aqui) e “namora” um eventual apoio do deputado César Pires, ex – reitor e figurinha pra lá de carimbada nas manobras políticas envolvendo a UEMA. Zé augusto já teria escolhido alguns nomes para sua curriola.

O Autonomia e Luta já é uma opção real nestas eleições na UEMA, marcadas para novembro.Estaremos observando de perto todo o processo.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: