22 de junho de 2015

ANTONIO FILHO LIDERA A LISTA PARA A OUVIDORIA DE SEGURANÇA PÚBLICA


O advogado Antonio Filho Lima, de Açailândia, é o primeiro colocado na lista tríplice, formada para a escolha do ouvidor geral da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

A lista foi constituída por votação dos integrantes do Conselho Estadual de Direitos Humanos e será encaminhada ao governador Flávio Dino (PCdoB), que vai escolher o próximo ouvidor.

A Ouvidoria foi criada em 2002 e regulamentada em 2006. É um órgão fundamental no controle de violações dos direitos humanos.

Geralmente, os ouvidores são oriundos dos movimentos sociais, a exemplo de Ribamar Araújo e Elivânia Estrela.

Entre as atividades, a Ouvidoria encaminha denúncias para a Corregedoria da SSP e acompanha a apuração, trabalhando para que a investigação ocorra sem vícios.

O ouvidor tem um papel importante, como intermediário entre a população e a Secretaria de Segurança, contribuindo para corrigir distorções na ação do aparelho repressivo.

PERFIL

Militante histórico do Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascarán (CDVDH/CB), sediado em Açailândia, Antônio Filho tem atuação destacada no combate ao trabalho escravo no Maranhão, nos últimos 17 anos.

Ele recebeu 19 votos dos 20 integrantes presentes à reunião do Conselho Estadual dos Direitos Humanos que formou a lista tríplice.

O governador Flávio Dino deve homologar o primeiro colocado.

Fonte: Blog do Ed Wilson
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: