7 de junho de 2019

NEWSLEEN: Universidade pública é direito de todos!


Em tempos de tantos ataques a universidade pública, sempre bom a gente "prestar uns depoimentos" acerca da experiência própria em uma. Também tem umas dicas legais aqui de cinema & música e literatura.

Vamos a nossa NEWSLEEN dessa semana. 

Meus tempos de universidade foram bem aproveitados. Sem demorar demais pra concluir fiz inúmeras pesquisas, participei de vários congressos, fiz muitas viagens e claro, assistir aulas. 

A militância política foi uma conseqüência  natural dos resultados daquilo que eu buscava. Não havia e nunca houve doutrinação nem a esquerda nem a direita. 

Cada estudante é um universo de interesses e possibilidades e ninguém segue cartilha de ninguém. 

Em comum tínhamos apenas o desejo de aprender e vencer na vida. O resto cada um que fizesse sua trincheira.

Fiz o curso de História na UEMA cheio de vontade de entender melhor a realidade.  Em 2003  passar no vestibular e em qualquer área já era digno de nota. Haviam poucos cursos e apenas duas instituições a disposição da juventude: UEMA e UFMA.

Difícil não era passar mas sim concluir. 

Essa semana vi um grupo de ex ministros da Educação se reunindo para publicamente protestar contra os atuais desmandos da equipe econômica de Paulo Guedes e Cia. 

Na época em que alguns desses ministros estavam na ativa, eu era um dos que ia pra rua gritar por mais investimentos na Educação.

"Nada está tão ruim que não possa piorar " diz o ditado, e é verdade. O governo federal quer ferir de morte a autonomia universitária

O atual MEC assumiu, imagino que para fins eleitorais, o manto de guardião da lei e da ordem, palavras mágicas que encantam parcela importante da numerosa, masoquista e paranoica classe média. 

No que isso vai dar: apenas mais sofrimento para o povo. Bolsonaro e Guedes representam o tipo de gente que deseja vigilância e microgerenciamento  da vida particular dos outros. Já disseram lá que a juventude tem "fetiche pela universidade." 

Só inveja ! 

Há um claro interesse destes em privatizar e gerar lucro para terceiros - apareceiros -  seus. Guedes foi sócio do Victor Civita,  pra quem não lembra dono da Abril publicações e apaixonado pelo deus-mercado.

Ah, eles acham que é só pra isso que deveria servir uma universidade. Formar tecnocratas úteis a engrenagem do sistema.

Universidade não é só para isso.  Trata-se de um local para  formar as melhores cabeças do país, o que é impossível sem liberdade - e libertinagem."

Isso significa dar possibilidade de atividades socialmente questionável fora dos muros.....

>>>>>>>>>>>>

Quem tiver disposição e acesso ao canal HBO, assista por favor a série em cinco episódios "Chernobyl". O enredo claro é sobre o acidente com uma usina nuclear no norte da antiga União Soviética porém para além disso é também uma dramatização muito bem feita dos eventos mostrando que posição de tecnocratas no poder é catastrófica quando se depara com o conhecimento científico versus interesses políticos. Muito atual ainda. 

MELHOR DOC QUE VOCÊ VERÁ ESSE ANO 
Especialmente se você cresceu ouvindo música e assistindo programa de auditório nos anos 70 e 80. De André Barcinski, inspirado no seu livro "Pavões Misteriosos", vem a série sobre "História Secreta do Pop Brasileiro". Eu vi um trailler do primeiro episódio, é de chorar de legal, sério, eu tava quase soluçando. No canal Music Box Brasil, em julho. 

OUVINDO 
Rolling Stones, Coldplay, Belchior, Jerry Adriane e Reginaldo Rossi. 

GRAZIE, BELLA 
Por assinar essa cartinha semanal. Recomende para pessoas estranhas. Nos vemos em sete dias!
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: