18 de agosto de 2014

HAROLDO SABOIA SOBRE A LUTA DOS PROFESSORES: "TEMOS QUE ACREDITAR E LUTAR POR AQUILO QUE É JUSTO"


Em uma das grandes reuniões que vêm fazendo Maranhão a fora, o candidato ao senado pelo PSOL, Haroldo Saboia, foi enfático: "Temos que acreditar e lutar por aquilo que é justo". 

A frase aplica-se objetivamente ao drama que vivem os professores do ensino básico tanto de São Luis quanto de Imperatriz.  A categoria vêm lutando para conseguir reajuste salarial, o que na prática ainda é pouco diante da pauperização que vivem. 

Enquanto que em todos os países desenvolvidos os professores do nível fundamental ganham tanto quanto, ou até mais, que  um professor do nível superior, no Brasil é feita uma relação inversa, onde a base infantil e juvenil é considerada de menor importância. 

Está aí explicado a derrota de várias gerações de jovens que não conseguem se formar ou avançar nos estudos, pois a base sendo subvalorizada não há condições de termos uma estrutura forte. 

Para Haroldo Saboia é necessário acreditarmos na mudança desta condição, sob pena de jamais sairmos dela. É preciso regar a semente para avançarmos e assim como tantas outras bandeiras históricas da luta dos trabalhadores obter a vitória.

Foi assim por exemplo na luta dos trabalhadores rurais para conseguir a aposentadoria inclusive para mulheres. 

Os exemplos são muitos de lutas e vitórias e como diria Antônio Cândido "O socialismo é uma doutrina totalmente triunfante no Mundo". 
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

1 comentários:

Anônimo disse...

Esta ladainha em cima da Educação, batendo a mesma tecla, o brasileiro já não aguenta mais, sempre os mesmos remédios e a educação na UTI. Não acredito mais nestas asneiras de um ou dois candidatos. Está difícil acreditar nestes pensadores de véspera de eleição. Cada dia aparece um salvador da Pátria, Ação Zero discurso dez. Tá complicado.A realidade é que todos querem realizar seus sonhos próprios através do "dinheiro público"

Flávio Duarte