29 de junho de 2013

EXPOSIÇÃO UNIVERSO DAS QUEBRADEIRAS ACONTECE DURANTE A XXIV FEIRA DE ARTES


A exposição “Universo Quebradeiras” retrata o dia a dia, as lutas pelo acesso livre aos babaçuais, momentos religiosos e de lazer das quebradeiras de coco babaçu. 

Essas mulheres de luta são identificadas assim pela sua forma de trabalho, que vai desde a coleta e quebra do coco, até atividades que priorizem o beneficiamento do fruto. A fotógrafa Vanusa Babaçu, com o seu olhar aguçado registra o “Universo Quebradeiras” inspirando-se na simplicidade do dia a dia dessas guerreiras e dos seus familiares. 

A construção de cada fotografia é composta por elementos peculiares, transformando o comum em diferente e belo, revelando as marcas das lutas e do tempo. 

O responsável pela exposição, concepção e montagem é o curador Cairo Costa. Para finalizar, descrevo as fotografias de Vanusa Babaçu, com o trecho do poema “Quebradeira de Coco” de Lília Diniz: “O trono dessas mulheres é o de tantas outras, que se embrenham nas matas à busca da amêndoa que dá o sustento, às vezes roubando-lhes a vida. Os braços já sem a força de antes, empunha o velho macete certeiro, aos golpes abre o coco ao meio e em mil pedaços teus sonhos. A labuta dessas guerreiras é transformada em azeite e sabão, gongos apetitosos assados ao espeto na brasa do coco que alimenta. A realeza delas não é menor que as palmeiras.” 

Texto de Lanna Luiza – estudante de Comunicação Social - Jornalismo 

Programação Cultural Gratuita: Durante a XXIV Feira de Artes de Imperatriz-ma acontecerá a Exposição “UNIVERSO QUEBRADEIRAS” da fotógrafa Vanusa Babaçu. De 29 de Junho a 06 Julho a partir das 18h no Coreto da Praça da Cultura. Curadoria de Cairo Morais.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: