30 de julho de 2012

IMPARCIAL? EU?


Já havia comentado em algum blogue, acho que no Samuel Sousa, a respeito da falácia do conceito bastante utilizado por vários jornalistas sobre a dita “imparcialidade”. Gostaria de novamente registrar meu completo descrédito nessa ridícula idéia. 

É claro, público e notório que todas as pessoas quando omitem uma opinião a respeito de qualquer coisa a fazem sob algum prisma, um ponto de vista. É a chamada visão em paralaxe, onde determinado objeto muda de forma conforme a visão do observador. Isso para falar apenas de um conceito físico. Nas sociedades e em especial nas relações humanas e politícas dizer-se “imparcial” é brincar com a inteligência alheia e ponto. Você até pode tentar ficar em cima do muro, porém, logo logo ele cai para algum lado e te leva junto. Exemplo disso foi o que aconteceu com o então Dep. João Batista, ao ficar a “distância” do conflito Jackson versus Roseana, privilegiando o crescimento de setores da oligarquia. Ao cair teve que se juntar a estes setores. 

Em algum lugar talvez um "douto" professor esteja afirmando: “a imparcialidade não existe, mas a sua busca pode ser tentada”. Dizer isso é como não querer fazer o gol porque está se jogando pelo empate. Quanto relativismo nas coisas hein meus caros. Nestes tempos em que internet vém se consolidando como ferramenta preciosa de comunicação social e nas grandes emissoras de rádio e TV, atreladas a interesses da classe dominante, não se obtêm espaço necessário para manifestar-se. 

No fundo, a ideologia da imparcialidade serve para manter toda a população pobre e trabalhadora dominada até na alma, pois quando alguém já se considera inferior, nunca vai questionar os de cima. Quando alguém está convencido de que vale menos ou não presta nunca vai procurar crescer, procurar seus direitos. É isso que querem os que se aproveitam dos debaixo.


Reitero e assumo que não sou “imparcial”. Eu tenho um lado. Torço para um time. Tenho posição. Politicamente estou do lado da classe trabalhadora. Ideologicamente penso uma ruptura com o este modelo de exploração capitalista que aí está. É isso.


Ps: Frase lida hoje no facebook: "Te incomoda que falemos de politíca? Então refugie-se nas telenovelas, na fantasia e ore para que a realidade nunca te encontre." 
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: