14 de outubro de 2011

GOVERNO ESTADUAL DÁ CALOTE NO FESTIVAL GUARNICÊ PARA FINANCIAR PROJETO DA GLOBO FILMES


Tido com um dos mais antigos festivais de cinema do Brasil e termômetro do audiovisual nacional, o Festival Guarnicê de Cinema e Vídeo em sua trigésima quarta edição, teve que ser realizado pelo departamento de Assuntos Culturais da UFMA sem um tostão dos cofres públicos maranhenses. 

Enquanto outros festivais de peso como Pernambuco, Ceará, Rio de Janeiro e Brasília só pra citar os mais famosos, tem todo apoio de seus governos e por conta disso levam e elevam a qualidade cinematográfica e artística de seu povo para fora, no Maranhão segue as dificuldades básicas para quem deseja ter acesso ao segmento audiovisual.

Segundo uma fonte nossa ligada a organização do Festival, o Secretário de Cultura do Estado, Luis Bulcão, argumentou que por falta de verbas o governo não poderia ajudar na realização do Guarnicê, que, leia-se, por consecutivos anos vem tendo dificuldades de ser produzido exclusivamente pela UFMA. A governadora ainda chegou a receber o Reitor da instituição Natalino Salgado para tratar do assunto. Segundo consta só promessas foram feitas.

Até aí nenhuma novidade. Mas eis que no material de divulgação do filme “Ana Jasen: A Rainha do Maranhão” programado para estrear em 2012 e realizado por ninguém menos que a Globo Filmes, nos créditos de patrocínio em letras garrafais para escárnio geral de todos ver-se escrito “Patrocinio: Governo do Maranhão”. É mole!

Que os filmes da Globo são em sua maioria bons filões comerciais já que se utilizam de atores e atrizes consagrados nas novelas isso também não é novidade. A captação de recursos da empresa não prioriza só a esfera privada pelo visto.

Triste constatação perceber que a Secretária de Cultura que em tese deveria fomentar e incentivar a produção para além da lógica mercadológica, na verdade aprofunda mais ainda a exclusão e a falta de apoio de quem lhe financia de verdade, no caso o povo e os cofres públicos.

O Festival Guarnicê é o quarto mais antigo do Brasil e é responsável por divulgar e elevar o Maranhão a capital nacional do cinema e vídeo pelo menos durante a semana de sua realização. Além da fundamental importância para a produção do audiovisual no estado do Maranhão também auxilia na circulação de trabalhos de cineastas de todo o Brasil.

Click aqui para ver o material de divulgação do filme "Ana Jasen: Rainha do Maranhão". 

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

1 comentários:

Anônimo disse...

QUE VERGONHA ROSENGANA!

Jair (Tapuias)