28 de abril de 2011

Fórum Imperatrizense de Cultura reune-se hoje com vereador responsável pela Lei de Incentivo


O vereador e um dos responsáveis pela elaboração do projeto de lei que viabilizaria o tão sonhado Sistema Municipal de Cultura, Edmilson Sanchez, reune-se logo mais as 19h00min desta quinta feira, no auditório da Universidade Estadual do Maranhão com os membros do Fórum Permanente de Cultura de Imperatriz.

O conselho municipal de cultura, assim como o fundo municipal são ações e diretrizes imprescindíveis para a criação e funcionamento do Sistema Municipal de Cultura. Etapa máxima de democratização e valorização da esfera cultural de qualquer cidade, estado ou país. Os nomes dos conselheiros são retirados na Conferência Municipal de Cultura, (já realizada há um ano e meio) ou em outros momentos definidos pelas entidades, membros do poder público e da sociedade civil. Até hoje sequer o conselho tomou posse.

A poetisa e artista Lilia Diniz, famosa no Brasil inteiro graças ao seu esplêndido trabalho na literatura e no teatro, não poupou criticas a atual gestão da Fundação Cultural. Segundo Lilia “a FCI não acertou o passo ainda para uma gestão que dê conta, de fato, das demandas da cidade”. A entrevista foi concedida ao do site do curso de Comunicação Social da UFMA, o Imperatriz Notícias ainda no inicio de 2010.

Lilia também fez parte da equipe da Fundação Cultural e de forma bastante autocrítica comentou: “Poucos órgãos gestores conseguiram sair da situação viciada, do modo equivocado de lidar com a produção cultural.”.

A Fundação Cultural de Imperatriz apesar de possuir nomes de peso em seu quadro, tais como Zé Geraldo e Zeca Tocantins, até agora tem apenas pautado eventos casuais do calendário da cidade, portanto, sem avançar nos reais problemas que a esfera cultural necessita, por vezes repetindo a fraquíssima gestão anterior, comandada por Erasmo Dibel.

O Fórum de Cultura da sociedade civil convoca a todos (as) artistas e produtores (as) culturais para unir forças em torno do direito a produção cultural em nossa cidade.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

2 comentários:

Anônimo disse...

Já estou seguindo seu blog, e ficarei muitíssimo grato se seguir o nosso blog e sempre fazer uma visitinha.
Se possível gostaria que colocasse nosso link na barra lateral do seu blog.
Parabéns pelo belíssimo trabalho.

Carlos Leen Santiago disse...

Grato pelo reconhecimento André. Já coloquei seu link lá, proponho que faças o mesmo com o meu no seu blog.
Abração!