21 de março de 2011

Sobre as novas filiações do PSOL/MA


São Luis, 26 de fevereiro – Reunião do Diretório Estadual e extra-oficialmente momento em que pela primeira vez se discute a vinda de novos filiados ao PSOL/MA. Presença na oportunidade de um dirigente da Executiva Nacional, Edílson Silva, candidata a governador de PE na eleição ultima. Logo de cara fica evidente o descontentamento do grupo ligado a Paulo Rios e Saturnino Moreira com o pedindo de filiação de Franklin Douglas, Haroldo Sabóia, Wagner Baldez e Roberval Costa.

São Luis e Imperatriz, primeira quinzena do mês de Março – Nos blogues e nas listas oficiais do PSOL o grupo descontente fala de entrar com pedidos de impugnação aos novos filiandos. O Presidente Nacional do partido Afrânio Bopré acena positivamente com a vinda dos mesmos. Sonia Guajajara e Conceição Amorim também se filiam e também recebem boas vindas. O grupo de dirigentes ligados a Valdeny Barros, Profa. Socorro e Nonnato Masson resolve solicitar que a Executiva Nacional avalie o caso das novas filiações conforme reza o Estatuto do PSOL. Começam os trabalhos de avaliação dos mesmos pela acessória responsável do Partido.

São Luis, 17 de março – Sai à convocatória oficial para reunião ordinária da executiva estadual. Uma das pautas é a “apreciação dos pedidos de filiação de personalidades da política maranhense”.

São Paulo, 18 de março – A Executiva Nacional reúne-se conforme calendário oficial e por unanimidade (isso é raro) abona as filiações de Franklin Douglas, Haroldo Sabóia. Wagner Baldez e Roberval Costa. Presentes nesta reunião representantes de todas as forças e correntes do partido que possuem acento na instancia nacional. É marcada a data pra o III Congresso Nacional do PSOL, a ser realizado em novembro no Rio de Janeiro.

São Luis, 19 de março – Reunião da executiva estadual. Conforme prometido nos bastidores digitais, o grupo de Paulo Rios e Saturnino apresentam ao presidente do partido uma “Nota de Impugnação” exigindo que se vote pelo “acatamento” da mesma. Presente também nesta um representante da Executiva Nacional, Jorge Almeida, que em momento oportuno (visto que alguns ânimos estavam exaltados) informa a decisão já tomada pela Nacional. O dirigente explica que pelo estatuto figuras públicas com/sem/ ou que já tiveram mandato “em ultima instância só poderiam ser avaliados pela Nacional”.

O Secretario Geral Valdeny Barros diz que não é necessário votar “acatamento de nota”, pois a mesma já esta protocolada e aceita pela executiva. É sugerida uma reunião do Diretório Estadual para a defesa dos implicados.

Mesmo assim eles forçam e votação e divulgam nos blogues que “são a maioria”, “que as filiações foram feitas por cima”.

Mesmo que fossem a maioria (e não são, pois há um empate na executiva e uma vitória pro - filiações no diretório estadual), a decisão final cabe a Nacional que já se manifestou.

Sejam bem vindos companheiros(as) Franklin, Haroldo, Baldez, Roberval, Sonia, Conceição...

Continua...

(preciso de uma aspirina e de um CD do Radiohead)

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

1 comentários:

Isnande Barros disse...

Publiquei uma nota sobre a tua postagem e a luta interna no PSOL, em torno das novas filiações.
http://isnandebarros.blogspot.com/2011/03/psol-e-as-filiacoes.html
Abraço.