21 de março de 2011

Nota oficial do PSOL-MA de apoio à greve dos professores da rede pública estadual


Há quase 50 anos o Estado do Maranhão está sendo controlado politicamente pela oligarquia Sarney sustentada em pilares históricos do coronelismo que ainda se alastra pelo país e que aprofunda as desigualdades sociais, desmonta a educação pública precariza os serviços de saúde, aumenta a pobreza e ataca os direitos trabalhistas dos servidores públicos estaduais. Isso reflete o pior IDH do país.

No governo Jackson Lago-PDT-PSDB os educadores mostraram sua força derrotando a “Lei do Cão” assim chamada a Lei 8592/07 implementada pelo governador do Maranhão, apoiado na época pelo PT e PCdoB. O projeto retirava direitos históricos do funcionalismo público estadual e em particular, dos trabalhadores da educação superior da Universidade Estadual do Maranhão-UEMA e do ensino médio.

Nas últimas eleições a então candidata a Governadora Roseana Sarney prometeu que iria revolucionar a educação no Maranhão, será essa a revolução da Governadora?

O Estado apresenta um dos maiores déficits educacionais do país e uma constante desvalorização dos profissionais da educação, além de precárias condições de trabalho tanto no interior quanto na capital do Estado. Faltam escolas ainda em várias cidades do Maranhão.

Por esse e outros justos motivos dia 01 de março os professoras e professores organizados deflagram greve mais uma vez para garantir seus direitos conquistados historicamente com muita luta e exigir melhores condições de trabalho para categoria. O Governo Roseana Sarney no segue a mesma política do governo Lula e agora do governo Dilma no País, com políticas que sucateiam cada vez mais a educação pública.

Assim o PSOL-MA se manifesta publicamente apoiando a greve dos professores do Estado e também sua justa pauta de reivindicação.

São Luís, 19 de Março de 2011

Executiva Estadual do Partido Socialismo e Liberdade-PSOL-MA

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: