1 de junho de 2019

News Leen: Educação



A educação transforma o mundo. É o motor do desenvolvimento.

Ontem participei da inauguração de uma escola de tempo Integral  (a primeira) de Imperatriz.

Na prática, uma juventude bonita e cheia de energia vai poder canalizar  tudo isso  - durante o dia inteiro - em salas climatizadas, merenda escolar balanceada e com professores capacitados para moderar essa energia em torno de um objetivo: o desenvolvimento humano e tecnológico.

Conversei com uma das autoridades políticas que estavam por lá , o Dep. Marco Aurélio.

Conheci Marco Aurélio como professor de matemática. Eu era aluno de um cursinho pré - vestibular em que ele atuava lecionando.

Marco veio de baixo, filho da grande desigualdade social que ainda hoje impera no Brasil. Soube usar bem as armas que dispunha.  Creio eu, que se tem alguém que sabe a importância da Educação na vida das pessoas , Marco é uma delas .

Educação pública gratuita, de qualidade, é direito de todo ser humano - rico, pobre, classe média, preto, branco, mulher, homem, LGBT, nenê, criança, jovem, adulto e velho. Dito isso vamos a nossa NEWS LEEN dessa semana. 

(Era pra ter saído ontem , mas devido a atrasos circunstânciais, teve esse pequeno atraso) 

Ao som de Pet Shop Boys , música : Rent. 

Manifestação
Na última quinta feira , dia 30, milhares e milhares de estudantes e professores foram as ruas para reivindicar que o governo federal não faça corte nos investimentos da Educação. Aqui em Imperatriz o movimento foi bonito. Teve final apoteótico na Beira - Rio e tudo.

Constatação óbvia
Cena 01: Você visita um bairro de periféria onde a pobreza salta aos olhos . Mas a molecada tem uma escola grande e top na comunidade. De tempo integral, com ginásio, biblioteca, internet, merenda e projetos rolando na área de música, esporte e ciência
Cena 02: Você visita um bairro de periféria onde a pobreza salta aos olhos. A escola é um prédio que mal tem as paredes levantadas. Falta tudo nela. Os professores são verdadeiras heróis . 
Pergunta: onde você acha que a criminalidade  terá mais chance de crescer ? 

Escola Tancredo Neves
Aqui em Imperatriz temos uma escola de grande porte, de tempo integral, atendendo a garotada do ensino médio. Trata-se da Escola Tancredo Neves, localizada na Vila Redenção. Vai lá depois pra visitar e ver como funciona. Vai fazer você perceber que vale a pena acreditar no ser humano. 

Leonel Brizola 
Quanto mais eu vivo e milito, mais eu percebo como fui feliz em ter começado ao lado do estadista Leonel de Moura Brizola (não que ele não tivesse vícios). O homem tinha foco firme na educação e na democratização da comunicação, por exemplo, e tinha coragem para enfrentar os poderosos e investir pesadamente, de fato, em educação. Precisamos reviver isto no movimento popular brasileiro. Sair do discurso e entrar no mundo do enfrentamento real a estas e outras questões.

Inté a próxima
Como sempre agradeço a assinatura desta cartinha semanal, e peço que a divulgue pros seus amigos, vizinhos, ex-namorados e namoradas, grupos de Zap, e gente que tem tatuagem da Morte. 

Para assinar, basta me mandar o contato pelo zap. 




Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: