26 de abril de 2019

NEWSLETTER DO LEEN: Acampamento Terra Livre



NEWSLETTER DO LEEN - Ed. 03/2019

e todo diaaaaaa  / era dia de índio..." .  Me lembrei desta música pela passagem do Dia do Índio e assistindo a o documentário "Nosso Planeta" (Our Planet ). 
E me lembrei também que essa semana passamos pelo "Dia da Terra" .  Índios e preservação do meio ambiente andam juntos e ambos seguem sendo desrespeitados.  Boa tarde, vamos começar a  ..........

Capitalismo selvagem
Boa parte dos danos causados ao planeta só diminuírão quando superarmos esse modelo econômico ultrapassado, chamado "capitalismo". Modelos econômicos mais sustentáveis são necessários e urgentes.  O Brasil segue sendo omisso em tudo e agora com esse novo governo federal , piorou tudo.

Governo de destrambelhados
Enquanto  países desenvolvidos no mundo estão criando condições para preservar o pouco que lhes resta de natureza , no Brasil , o atual ministro do meio ambiente segue uma política contrária aos fundamentos básicos construídos em cima de décadas de pesquisa e lutas, dos povos da floresta, da universidade e
 e do campo. Maluquices como esconder dados das áreas de preservação ambiental, além de substituição de pessoas com experiência para lidar com os problemas ambientais por militares sem preparo algum.

Índios em Brasília
“O governo não nos ameaça apenas com a paralisação das demarcações, mas com a investida para exploração de minérios e abertura das terras para o agronegócio nas terras indígenas. Os que estão sentados nas cadeiras dos ministérios e o presidente precisam lembrar que isso é inconstitucional. Como se isso não bastasse, temos vivido situações de intolerância e invasões em várias aldeias do país’’.  A frase dita por uma liderança indígena acampada em Brasília estes dias reflete bem a mentalidade atrasada do governo federal no que diz respeito aos povos tradicionais.

São cerca de 4 mil índios neste exato momento em Brasília no acampamento Terra Livre

Isso vai aparecer pouco na mídia porque pra os grandes meios de comunicação "floresta e índios" , não são importantes. 

Ar puro , água limpa, desenvolvimento sustentável valem pouco no mundo de hoje ? Até quando. 

Mas calma , ainda podemos mudar essa história.

Você pode por exemplo doar uma graninha pro Greenpeace , clique aqui e saiba como
https://www.greenpeace.org/brasil/participe/seja-um-doador/

O Greenpeace não recebe ajuda de governos ou corporações. São independentes .

Nosso Planeta
 A série Our Planet é a coisa mais linda que você pode ver na sua televisão.  Literalmente.
Parece aquelas imagens de TV de quarenta mil reais que a gente vê em loja de shopping, rodando plácidas paisagens japonesas direto do hard drive. E você nunca viu imagens da natureza capturadas desse jeito.
Tem a assinatura e voz de Sir David Attenborough, 92 anos, patrimônio do naturalismo, celebridade no mundo anglófono há três gerações.
A mensagem é tão de cair o queixo quanto o visual. A mensagem é... isso tudo tá acabando. O tema é... Aquecimento Global
Está no Netflix, para o planeta assistir.

THE ANSWER, MY FRIEND

Tá soprando nos ventos da mudança.



Tá na nossa mão.



Tá à distância de você dar uma compartilhada neste resumão.



Quem sou eu, para achar que posso mudar o mundo?



Quem são os índios lá em Brasília?



Quem é a Greta?



Quem é você?
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: