17 de março de 2016

MORADORES DA VILA ZENIRA REINVINDICAM DIREITO A MORADIA


Segundo a comunidade, a área foi ocupada há mais de 20 anos e, atualmente, existe a reivindicação de posse de um provável dono da terra Moradores da Vila Zenira compareceram à Câmara Municipal de Imperatriz, nessa quarta-feira (16), com faixas e cartazes reivindicando o direito à moradia. 

A sessão já havia começado, mas, o presidente José Carlos Soares colocou em votação uma Tribuna Popular para que um representante da comunidade pudesse expor a situação. 

A tribuna foi aprovada pelo plenário e o líder comunitário daquele bairro, Ismael Bomfim, utilizou o espaço para fazer a explanação. Segundo o líder comunitário, os moradores já ocupam a Vila Zenira há mais de 20 anos, porém, em 2012 um provável proprietário da área apareceu e reivindica a reintegração da terra. “A nossa causa é nobre, um direito básico que é a moradia, mas, a nossa questão é muito delicada. Já fomos à secretaria responsável [Regularização Fundiária], ao Poder Judiciário, para que se sensibilizem com a nossa situação”. 

Ele destacou, também, que são mais de 300 pessoas prejudicadas com a incerteza da garantia ‘do teto’ para morar. “Vivemos sob ameaças das casas serem derrubadas. Houve a necessidade de acordamos três horas da manhã para fazer corrente humana para impedir que a casa de um companheiro fosse derrubada. Eram terras que não tinham serventia, lá construímos nossas casas e demos uma serventia a elas. 

Muitos bairros de Imperatriz cresceram assim”. O líder comunitário enfatizou, ainda, que a comunidade criou um código próprio para comunicar-se quanto a esse tipo de ocorrência. “Temos usado foguetes para avisar que estamos sendo ameaçados”. Da Câmara, o grupo de pessoas seguiu para o Fórum de Imperatriz, de lá iriam para frente da Prefeitura, no sentido de chamar atenção dos outros poderes com relação à causa.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: