31 de dezembro de 2014

O PRIMEIRO GOVERNADOR COMUNISTA DO BRASIL


Há que se admitir: O Maranhão passa por uma mudança de ciclo. Uma quebra de corrente.O governador eleito Flávio Dino terá uma grande responsabilidade pela frente. 

Os "holofortes midiaticos-cientificos-políticos" nacionais e até internacionais estarão prestando muito atenção ao governo que se inicia em 2015. Não é só uma época de mudança, mas sim uma mudança de época , parafraseando Frei Beto.

Dino rompe com um ciclo dinástico e de cultura ligada ao patrimonialismo e a cobiça, dialogando com uma tradição leninista, de vanguarda revolucionária vinculada a uma corrente filosófica popular e democrática herdada do Partido Comunista do Brasil.

Sim, o primeiro governador comunista no Brasil.  A compreensão desta experiência precisa ser feita a partir da necessidade de mudança da quadra histórica no Maranhão. 

Não sei se Flávio Dino fará  um bom governo porém suas credencias são muito boas neste sentindo profundo: o de  implementar um modelo republicano no Maranhão. 

Um governo que acredite na soberania dos menos favorecidos e na capacidade de auto-organização dos trabalhadores para defender seus direitos. O Maranhão  ao longo do século XX só trocou de coronéis que governaram: Benedito Leite, Urbano Santos, Vitorino Freire e a família Sarney.

Dentro desse contexto vamos estar do lado de cá reforçando os movimentos sociais, compreendendo a realidade apartir do horizonte de superação do capitalismo mais selvagem e lutando por mudanças no longo caminho de construção de uma sociedade mais justa, igualitária e fraterna.

Que venha 2015.


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: