19 de novembro de 2014

SEMINÁRIO DISCUTE IMPACTOS SOCIAIS E AMBIENTAIS DA USINA DE SERRA QUEBRADA


A Articulação em Defesa dos Rios Tocantins e Araguaia realizará entre os dias 19, 20 e 21 de novembro de 2014, em Imperatriz (MA), um seminário para discutir os impactos ambientais e sociais gerados pela implantação da Usina Hidrelétrica de Serra Quebrada, no município de Governador Edison Lobão (MA). 

O encontro contará com a participação dos povos indígenas Apinajé e Krahô, além de integrantes do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), da Comissão Pastoral da Terra (CPT), do Movimento dos Sem Terra (MST), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Bico do Papagaio e da APATO. 

Há mais de dez anos, desde quando foi iniciado o planejamento da barragem, na região tocantinense conhecida como "Bico do Papagaio", os indígenas, pescadores e pequenos produtores rurais se opõem à liberação do projeto de construção da UHE de Serra Quebrada. 

Ainda que a população não tenha aprovado a construção da usina, o Ibama concedeu ao órgão responsável pela obra o Termo de Referência (TR) para elaboração do Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima). 

De acordo com o Ibama, um reservatório de aproximadamente 386 km² será formado e inundará terras já habitadas por diversas comunidades nos municípios de Governador Edison Lobão, Ribamar Fiquene, Montes Altos, Campestre do Maranhão, Porto Franco e Estreito no estado do Maranhão, e Itaguatins, Maurilândia do Tocantins, Tocantinópolis e Aguiarnópolis, no estado do Tocantins. Estima-se que cerca de 14 mil pessoas sejam deslocadas de suas regiões atuais, mas o número pode ser ainda maior. 

As empresas que fazem parte do consórcio para a construção são BHP Billinton Metais S/A, Construções e Comércio Camargo Côrrea S/A, Centrais Elétricas do Norte do Brasil S/A (Eletronorte) Alcoa Alumínio S/A. A usina faz parte dos projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). I Seminário em Defesa dos Rios Tocantins e Araguaia 

Data: 19 e 20 de novembro de 2014 Local: Salão Paroquial da Paroquia Santa Cruz. Rua Frei Dario, Vila Lobão, Imperatriz (MA) Participação limitada a convidados
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: