31 de julho de 2014

TRÊS GRUPOS DISPUTAM O PODER AO LONGO DA HISTÓRIA


Um dos professores da Universidade de Oxford tem uma interessante visão sobre a escalada do poder ao longo da História. Para o historiador David Priestland três "castas" estiveram e estão em franca disputa pela hegêmonia em todas as sociedades. São eles os comerciantes, os sábios  e os guerreiros. 

Em seu mais novo livro "Uma nova História do Poder", Priestland afirma que o século XX "testemunhou uma intensa troca de comando" o que provocou inúmeros conflitos. Isso acontece quando uma das castas rompe o equilíbrio e passar a ter um domínio muito maior que os outros, abrido-se o precedente para guerras, crises econômicas e revoluções. 

Segundo o historiador atualmente os "comerciantes" detêm a hegemonia do poder, mas esse legado está em crise aberta com sua "capacidade de liderança cada vez mais desacreditada" [sic].

David Priestland é autor de outro livro que faz tempo eu ando interessado. "Bandeira Vermelha" lançado em 2012 pela editora Leya, traz como hipótese central a idéia de ser o comunismo quase uma espécie de charada teórica, onde sua ideologia, ou seja seu ethos, apresentou-se de diversas formas ao longo da história. Quero ler.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: