3 de abril de 2014

CÂMARA DE IMPERATRIZ REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE PATRIMÔNIO HISTÓRICO


Por Claricia Dallo 

O sentimento de identidade de uma região está diretamente ligado ao seu patrimônio material e imaterial. Os debates acerca da preservação da memória, criação de museus e espaços de salvaguarda do patrimônio histórico e cultural de Imperatriz estão ganhando destaque nos últimos tempos devido aos esforços da sociedade civil organizada.
Estudantes, professores, vereadores e pesquisadores que fazem parte do Fórum Permanente de Patrimônio Histórico e Cultural estão desenvolvendo ações para criação de museu, casa de memória, Arquivo Público e tombamento de patrimônios materiais e imateriais.
Para auxiliar essas demandas, nesta quinta-feira (03) às 9h acontece audiência pública na Câmara de Vereadores, solicitada pelo edil Marco Aurélio.
Para o membro do Fórum e historiador, Carlos Leen Santiago “O Fórum deve funcionar como uma rede permanente de mobilização social aberta, com o propósito de criar cenários para o debate público, com plena participação da sociedade civil, impulsionando políticas públicas que garantam a preservação da memória coletiva em suas várias expressões”. 

Patrimônio imperatrizense 
Em 2010 na UEMA, durante o I Simpósio de Patrimônio do Sul do Maranhão foi elaborada a “Carta de Imperatriz”. Nela estão registradas recomendações aos poderes públicos Estadual, Municipal e União.
São indicados monumentos que guardam a história de Imperatriz e que devem ser protegidos. Entre eles estão a Praça da Meteorologia, Igreja de Santa Teresa D’Ávila, Cine Muiraquitã, Imóvel de propriedade particular da Família Ribeiro, Praça da Cultura e Avenida Beira-Rio. São registradas como patrimônio imaterial as manifestações culturais da Festa do Divino e a Festa do Lindô. 
Ainda no inventário, a culinária local também foi contemplada, são indicados o modo de criar e saber fazer a panelada, o chá de burro, o cuscuz de arroz com azeite de coco babaçu e a orelha (bolo frito feito de arroz).
Contato 
Aos interessados em preservar o patrimônio histórico e cultural imperatrizense o Fórum disponibiliza um e-mail para troca de ideias, recebimento de informes e agendamento de futuras reuniões. O endereço é fpculturalitz@gmail.com .

Claricia Dallo é jornalista.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: