3 de março de 2014

"12 ANOS DE ESCRAVIDÃO" VENCE O OSCAR 2014 COM TEMÁTICA BASTANTE PENOSA


"12 anos de Escravidão" é o filme do diretor inglês Steve McQueen, vencedor ontem, domingo, [2], do Oscar 2014.

O filme conta a historia de Solomon Northup, negro livre, capturado por engano e feito escravo no sul dos EUA. Ele sofre bastante até ser libertado, cerca de 12 anos depois. 

E os escravos de hoje? A história nos ensina que todas as civilizações em maior ou menor grau de complexidade tiveram seus momentos escravagistas. Um crime imperdoável de tantos cometidos no passado.

Pegando um link com o quadro atual - onde trabalhadores são hora ou outra resgatados em situação semelhante a escravidão nas fazendas brasileiras, diria que não existe coisa mais penosa e sofrível do que essas realidades. O cinema como espelho da vida traz essa dura temática.

E aí entra uma ingrata sugestão: por que nossos cineastas produziram tão pouco em se tratando de filmes que tratam sobre o regime escravo no Brasil, quer seja atual ou não?

Há um filme bastante triste que me traumatizou profundamente ao ponto de hoje em dia não querer mais ver filmes onde pessoas são maltratadas, trata-se do longa Anjos do Sol

Segundo a sinopse: Em uma pequena cidade no interior nordestino, uma menina de 12 anos é vendida pelos pais e forçada a trabalhar como prostituta. Primeiro longa-metragem do cineasta brasileiro Rudi Lagemman. O filme leva para as telas do cinema um tema pouco discutido no Brasil: a exploração sexual de crianças e adolescentes. 

Fica a dica para quem têm nervos de aço.      

Confira os vencedores do Oscar 2014

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

1 comentários:

Claudio Pereira disse...

No Brasil não interessa à burguesia difundir materiais de caráter reflexivo. Acredito que não exista outro lugar na terra onde a alienação seja promovida e financiada tão intensamente quanto neste país.
Conheço poucos longas metragens brasileiros que abordam temáticas no contexto do filme ganhador do oscar: Quanto Vale ou é por Quilo, Cronicamente Inviável, Essa Gente Brasileira, Baixio das Bestas, Querô e Terra Vermelha são alguns deles.