12 de dezembro de 2013

CHEGA DE HIPOCRISIA: A LEGALIZAÇÃO DA MACONHA NO URUGUAI É PARA DESTRUIR O TRÁFICO E A VIÔLENCIA


O Uruguai liberou a Cannabis. O que de forma alguma deve ser confundido com incentivo ao uso, pelo contrário. 

Além de acertada em vários aspectos que vão do direito civil ao uso de substâncias que alteram o estado de consciência - como o álcool, que desde há muito é liberado e imoralmente incentivado - até o combate ao narcotráfico e outras práticas conexas de crimes, como o porte de armas de fogo. 

A medida sem dúvida, vai incrementar o turismo estrangeiro no país, sobretudo de jovens.

Repare bem na diferença que existe entre "legalizar" e "incentivar". Vou exemplificar: eu não acho que as bebidas alcoólicas devem ser proibidas e criminalizadas, mas sou radicalmente contrário se fazer propaganda incentivando o uso, como acontece no Brasil. 

Acho que deveria ser proibida a propaganda como é feita, massivamente. Veja a contradição, o álcool, muito mais danoso ao organismo, socialmente mais nocivo, mais responsável pela violência no trânsito, mesmo assim não é criminalizado. Por que a maconha o é?

Temos que tratar as coisas em suas especificidades e não cair num proibicionismo generalizado e cada vez mais preventivo. 

O problema do crack é o crack, do seu usuário, do sistema público de tratamento das pessoas vítimas desta peste.

Quando a lógica formal não serve: A Cannabis é a porta de entrada para o Crack, logo, deve-se proibir a Cannabis. A areia da praia é a porta de entrada para a área de ataques de tubarões, logo, deve-se proibir a presença de pessoas nas areias da praia.

Na foto deste post a imagem do presidente do Uruguai José Mojica
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

1 comentários:

Anônimo disse...

agora vamos legalizar tudo permitir tudo..ai o que vai acontecer eh a sociedade. vai se auto destruir!!
ninguém que usa drogas fica so na maconha! ASS:Gilson santos