28 de novembro de 2013

OS 50 ANOS DE ZÉ DO CAIXÃO E A FALTA DE LEITURA DE NOSSOS ESTUDANTES


Já se vão meio século no inferno. Zé do Caixão, personagem folclórico de filmes de terror mundo afora, completou 50 anos de existência.

Em  outubro de 1963 as filmagens de À Meia Noite Levarei sua Alma começavam a ser rodadas e o diretor José Mojica Marins passaria a entrar no roll dos artistas cults de toda uma geração.

Era uma época sem leis de incentivo, em que cada cineasta dependia da boa vontade de produtores, distribuidores e parceiros. Logo em seguida viria os anos de chumbo da ditadura militar e o caldo engrossaria para os artistas ditos marginais.

E boa parte dos estudantes universitários sequer sabem quem foi Zé do Caixão. Mesmo os de cursos de Humanas sofrem de uma aguda falta de uma vitamina chamada "Leitura".

Que deus tenha piedade de suas almas (rs). Um dia quem sabe aprendem!

De lá pra cá também o cinema brasileiro deu uma guinada. Infelizmente pouco acompanhada pelo aumento do índice de livros lidos pelo brasileiro. Especialmente pelos maranhenses.

E afinal a culpa é de quem? Professores, Estado, ou das próprias pessoas que preferem se ligar na novela do que abrir um livro? 

Não vou ficar aqui bancado o chato! Mas que é duro ver estudantes de um curso superior sequer saber quem foi Garcia Marques, ou equivalentes, é triste.

E rolam as pedras!

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

1 comentários:

Anônimo disse...

Caro Leen,
Toda reforma gera transtornos mesmo.
Vilmar