6 de março de 2013

MEU ENCONTRO COM HUGO CHAVEZ


Sim, encontrei o presidente venezuelano em um Seminário sobre América Latina, no Fórum Social Mundial, em Belém no ano de 2009. 

Junto com ele estavam também os presidentes Fernando Lugo do Paraguai, Rafael Correia do Equador, Evo Morales da Bolívia, e vejam só, o então governador do Maranhão  Jackson Lago. Inclusive único governador no evento

Sinto-me orgulhoso por acompanhar o período onde venezuelanos mais progrediram. 

A pobreza reduziu da metade para 32% da população, graças a vários programas de transferência de renda. 

Chávez implementou um regime com vocação ao socialismo. 

Todos os principais índices de qualidade de vida evoluíram: mortalidade infantil, desnutrição infantil, água potável, expectativa de vida, esgoto. Isso tudo aconteceu mesmo com a economia crescendo pouco. Foi redistribuição mesmo. 

Hoje a Venezuela é um dos países menos desiguais da América Latina. 

E deve isso a Chávez. 

Rico em petróleo, que representa 95% das exportações, e pobre em todo o resto, eis um duro quadro da realidade venezuelana até então. 

Pior mesmo são as elites por lá e a sua miséria moral. Um punhado de clãs sempre donas de tudo - da terra, das empresas e da imprensa. Sempre tratando a nação como sua fazenda particular. Os filhos, belos e bilíngues, estudando nos EUA e a distância da "caboclada" indígena. 

Corrupção as pencas, endêmica, lei só para pobre, você conhece a História. 

É a tradicional “América Latrina”, quintal dos americanos, só que com petróleo sob o solo. 

Chávez peitou os oligarcas donos da Venezuela, sob aplausos de seu povo. 

Inspirou e apoiou outros líderes populares, e às vezes populistas, pelo continente afora. 

Sua bravura meteu medo em alguns milionários dos países vizinhos. Alguns tiveram surto de histeria, inclusive no Brasil. Aqui, Chávez foi satanizado, pintado como o diabo pela mídia dita oficial, principalmente a partir de 2002, época que enfrentou e venceu uma tentativa de golpe. 

Muito tinta foi desperdiçada para colar a "imagem de defeitos e fanfarronices" de Chávez em Lula. Como se Chávez não fosse militar de formação, e Lula a vida inteira um negociador. 

Como se a complexidade social do Brasil permitisse as soluções da Venezuela. 

Com o tempo Chávez foi pisando em mais e mais calos. Tentaram derrubá-lo infinitas vezes, o que seria uma justificativa para ele se "endireitar", porém sempre manteve afiado o discurso  anti-imperialismo yankee

Manteve o apoio do povo mais pobre, que hoje chora, e com razão. Nunca tiveram maior defensor: Quem é venezuelano chora a morte de Hugo Chávez.

O povo da Venezuela deve defender as conquistas da era Chávez e enfrentar a complexidade da democracia. 

É o desafio que o futuro reserva também para Cuba. 

Hugo Chavez merece seu lugar na história, por peitar interesses da elite, e por reduzir a miséria da maioria mestiça de seu país. 
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

1 comentários:

Anônimo disse...

Nessa "reunião" só faltou o Beira Mar.... Dizer que Chaves, Che, seu comparsa Fidel e o duble de mala Lularapio sao pessoas de boa índole me faz lembrar as estórias da carochinha. Sinto dizer amigo, você estava diante de uma quadrilha!


El ditador!