23 de outubro de 2012

DIRETOR DE SOS CAEMA REFLETE SOBRE O DESCASO COM A CULTURA EM IMPERATRIZ


Em nossa cidade é flagrante o enorme abismo que existe entre os que tem e os que não tem acesso as artes e bens culturais. Pelo menos metade da população jamais pisou em um cinema/teatro. A TV [via Carminhas e Tufões] se consagra como aceso de mão única ao lazer e o entretenimento com o simples objetivo de distrair. 

O pífio investimento que o município destina a politicas públicas voltadas a cultura, não deixa condições para formação de platéias, artistas e espaços culturais. Ganha a violência que se alimenta da falta de perspectivas. Constroe-se de forma velada um cenário de segregação cultural principalmente quando falamos de bairros como o da Caema. 

Tido como um dos mais violentos da cidade, dificilmente seus moradores tem acesso a experiências com arte. No entanto um prédio onde anexo funcionava uma repartição da Companhia de Águas e Esgotos vem sendo reivindicado por setores ligados a cultura de Imperatriz. E é sobre justamente isso que trata o curta-metragem "SOS Caema", do diretor Antonio Fabricio. O próprio diretor e membro da Fundação Cultural de Imperatriz admite “falta espaços voltados para a cultura”. [Jornal Correio Popular de hoje]. 

Nesta difícil realidade artistas, produtores e movimentos culturais de toda a cidade seguem sobrevivendo sem apoio algum de quem por lei deveria garantir-lhes minimamente condições. Deixa-se de lado a possibilidade de crescimento econômico via turismo e nossas crianças e adolescentes, futuros talentos, são esquecidos e perdidos para a marginalidade do crime. 

Onde estão os museus, centros culturais e afins ? O gato comeu? Exemplo prático e o do pesquisador em arqueologia da região tocantina, Luis Pereira Santiago, que já possui trabalhos reconhecidos até mesmo em instituições de peso como a USP. (clicke aqui para saber mais

A arte através de suas variadas formas de interagir desperta o senso critico, capaz de provocar reflexão a respeito da própria condição humana. Despertando identidades frente as realidades, transformando medo em esperança, deixando o mundo mais próximo de um "agir comunicativo". Condição essencial para resgatar e valorizar  nossa humanidade.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: