24 de maio de 2012

ENTREVISTA - AUTOR DO BLOG WIKILEAKS ITZ AFIRMA: “SE HÁ ALGUMA MÁTERIA CALUNIOSA QUE SE ORDENE A RETIRADA DA MESMA, MAS NÃO DO BLOGUE INTEIRO”


A internet vem se consolidando como ferramenta preciosa de comunicação social, visto que nas grandes emissoras de rádio e TV, atreladas a interesses da classe dominante, não se obtêm espaço necessário para manifestar-se. O Blogue Wikileaks Itz recentemente sofreu penosa sanção por parte daqueles que deveriam guarnecer pela liberdade e pela justiça. Outros exemplos de tentativa de por freio na internet pipocam em várias partes do mundo. 

A classe economicamente dominante teme a ameaça popular chamada “internet”. Os maiores exemplos desta realidade parecem ter aparecido com as recentes tentativas do Congresso dos Estados Unidos em aprovar legislações que ficaram conhecidas como SOPA (Stop On-line Piracy Act – Pare com a pirataria on-line) e PIPA (Protect IP Act – Ato pela proteção da Propriedade Intelectual), assim como o ACTA – Acordo Comercial Anticontrafação (em inglês Anti-Counterfeiting Trade Agreement), uma espécie de ALCA no universo digital. Estas medidas, se aprovadas, funcionarão como uma espécie de marretada na grande rede mundial de computadores – no melhor estilo ludista -, buscando quebrar esta máquina diabólica que insiste em denunciar a obsolescência do capitalismo neoliberal e senil no universo digital. 

Os movimentos sociais virtuais, como o Anonymous, assim como outros integrantes deste espaço, como os Partidos Piratas em todo o mundo, unidos a outros atores se mobilizaram e estes projetos estão em compasso de espera. É muito improvável que os neo-luddistas consigam parar a roda da história, como pretendia Fukuyama, quebrando a internet naquilo que ela tem de mais revolucionária: a liberdade, a democracia e a privacidade de seus usuários. Contudo, é ainda mais provável que os neo-luddistas não desistam sem forte resistência, pois se trata de sua sobrevivência enquanto classe, como provou a prisão recente do dono do site de compartilhamentos MegaUploud. É o reavivamento de uma luta de classes em uma dimensão histórica de primeira magnitude. 

Conversei por e-mail com o anônimo autor do Blog Wikileaks. Segue abaixo a entrevista: 

1) O senhor fez denúncias baseado em vasta documentação e no processo contra o seu blogue querem dizer que o senhor propagou calunias pessoais a figuras públicas. Isso realmente aconteceu ? 
Em primeiro lugar, queremos deixar claro que todas as provas foram conseguidas pelo blog forma lícita, diferentemente do que a Procuradoria Geral do Município propagou em nota publicada pelo Blog do Samuel. Sempre tivemos a preocupação de provar o que estávamos publicando para não cair no descrédito. Temos várias informações que não se transformaram em matéria porque não haviam provas. O blog também sempre esteve aberto para publicar a defesa da Prefeitura, coisa que nunca aconteceu, já que eles preferiam não se pronunciar. Em relação a calúnias, basta você comparar com outras ações movidas contra blogueiros, em que o Juiz sempre concedeu liminar sem consultar o réu, por entender que houve calúnia, difamação, etc. No nosso caso, no entendimento do Juiz Joaquim da Silva Filho, não havia urgência de tal ordem que não pudesse esperar a citação e resposta do réu, por isso ele determinou que o Google fosse citado. Além disso, se há alguma matéria caluniosa, que se ordene a retirada da mesma, mas não do blog inteiro. 

2) Na sua opinião qual foi sua mais forte denuncia nestes meses em que o blogue ficou no ar? 
O caso UNITEC, por ter sido a primeira matéria bombástica. Querendo ou não, hoje o serviço funciona no HMI com o recurso muito menor. O caso da empresa CEMEC, também é uma denúncia forte, e é estranho que nenhum Órgão fiscalizador tenha se manifestado. Para você ter uma idéia, até mesmo a Folha de São Paulo se interessou pela matéria. 

3) Porque o senhor permanece no anonimato. Algum motivo especial? 
Só há um motivo, para preservar a integridade física. Nossas denúncias vão de encontro ao interesse pessoal de várias pessoas. Veja o caso do nosso companheiro Décio Sá. Já se passaram mais de 30 dias e até agora nada. Mesmo que encontrem os culpados, Décio não estará mais em nosso convívio. Exemplo de denúncias publicadas e as ações da Prefeitura: 
Nepotismo no Socorrão: A Filha do Dr. Arnaldo Alencar já não trabalha mais no HMI 
Uso Indevido do Sítio da Prefeitura para propaganda partidária: A matéria foi removida do sítio. 
Empresas atuando na saúde sem CRM: Segundo o Conor Farias a Prefeitura cancelou o contrato das empresas Bacharel sem CRM no HII: O bacharel foi afastado por determinação do CRM e depois foi preso medicando em Davinópolis. 

Havia calúnia em alguma dessas matérias? 

: )
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

3 comentários:

Anônimo disse...

OS CANALHAS SEMPRE FICAM ESCONDIDO MAIS JA QUE VC ESTAR ACHANDO QUE ELE ESTAR CORRETO REPLICA OS POST DELE ESTAR TUDO DENTRO DA LEI NÃO TEM CALUNIA NEM DIFAMAÇÃO FAZ ISSO QUE ESTOU DOIDO PARA FERRAR UM QUE REPLICAR ELE DEVE É ESTAR SE CACANGANDO ESTA HORA POR QUE SABE QUE VAI TER PROBLEMA POR VARIOS ANOS NA JUSTIÇA SE ELE FOR IDENTIFICADO'"" A QUESTÃO NÃO É RETIRAR NADA A QUESTÃO É IDENTIFICAÇÃO PARA RESPONDER PELOS SEUS ESCRITOS É ASSIM QUE FUNCIONA NO ESTADO DE DIREITO""

Blog do Marcelo Lira disse...

O WikiLeaksITZ fez uma pequena revolução, não só na blogosfera, mas na política imperatrizense, com denúncias baseadas em documentos, pena que nossa "justiça" não vê dessa forma, preferindo punir o denunciante do que investigar as denúncias, e esse anônimo escreveu essas bobagens e ameaças deve ser um dos denunciados, kkk..., como dizem os mais velhos, "QUEM TEM C* TEM MEDO"..
KKK

Ju Carvalho disse...

"OS CANALHAS SEMPRE FICAM ESCONDIDO*..." Ass: Anônimo. rs

Interessante esse debate sobre a Internet ser um meio democrático. A gente tem consciência de que a Comunicação está bem longe de ser democrática neste país. Reduzindo ao Maranhão, então, onde alguns "políticos" dependem da mídia para permanecer no poder é um assunto delicadíssimo. Literalmente, de vida e/ou morte. Não tenho a Internet como um espaço popular, aliás, ela está bem longe disso. A inclusão digital por aqui é uma piada. Os que têm acesso, definitivamente, não utilizam, em sua maioria, para obter informações e quando o fazer, costumam procurar em sítios alimentados pelos mesmos que detém as grandes mídias. Mas não posso negar que qualquer porta aberta é uma esperança. Não dá simplesmente para calar e fingir que as coisas não estão acontecendo como alguns sugerem. É arriscado sim, mas parar de denunciar determinados atos é genocídio, mesmo que denunciá-los pareça suicídio.