25 de fevereiro de 2012

CONCURSO DE IMPERATRIZ: BAIXOS SALÁRIOS FRUSTAM PROFISSIONAIS


A rede social mais popular do planeta, o facebook, traduz bem a opinião manifesta de populares das mais variadas origens. Por esses dias com a publicação do edital para provimento de vagas da Prefeitura Municipal de Imperatriz pudemos “sentir” um pouco a receptividade e perspectivas com relação a este concurso.

Não gosto de sempre parecer o chato fatalista que reclama de tudo mas tem-se que admitir que a desvalorização dos profissionais com nível superior ou não, de diversas áreas, é gritante. O valor dos salários parecem uma verdadeira piada de mau gosto.

Desta forma a resposta não poderia ser outra: muita insatisfação e até casos de depressão são registrados cotidianamente nas redes sociais. Se o ganho real de enfermeiros e vaqueiros é quase o mesmo e um engenheiro civil ganhará hum mil reais por que eu precisaria estudar? É a pergunta que muitos andam se fazendo.

O buraco é um pouco mais embaixo. Essa desvalorização da classe trabalhadora é parte de um projeto maior aprofundado na gestão do ainda presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). A lei de responsabilidade fiscal é por tabela desdobramento de uma politica de arrochos salariais e corte de gastos com os serviços públicos.
Continuada pela gestão petista com privatizações e austeridade fiscal (Dilma já cortou mais de cem bilhões) a proposta é manter garantidas o pagamento da Divida Pública com juros para amortizações e lucros para o sistema bancário. Vide a crise que se alastra desde 2008 totalmente paga com os cofres públicos.

Os conselhos regionais ainda não se manifestaram especificamente sobre o “edital de Imperatriz” mas creio que os próprios profissionais das diversas áreas não podem só assistir pacificamente a pilhagem de seus direitos. A historia ensina que somente com a desobediência civil é que se pode mudar objetivamente a realidade.

Um movimento pelos direitos humanos deve fazer parte da agenda de todos (as) em detrimento do movimento do “capital” que beneficia apenas 1% da população (vide ocuppy Wall Street).
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

5 comentários:

Unknown disse...

Estes salários estão em acordo com o Consenso de Washington. Só isso meus caros!

Anônimo disse...

Muito fraco seu prefeito esses salários!!

Anônimo disse...

salário tao ridículo como o gestor q publicou este edital...

Raimundo Junior disse...

É Muito interessante a forma de como os comunistas de plantão se emudecem às noticias da derrocada deste sistema ditatorial. Na Coreia do Norte já estão dispostos a tudo somente por comida.

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,coreia-do-norte-aceita-suspender-programa-nuclear-em-troca-de-comida-,842354,0.htm

Carlos Leen Santiago disse...

Interessante notar que o capitalismo não anda as mil maravilhas. Basta olhar Grecia, Espanha (só pra citar estes exemplos) e Irlanda..ah sim..a maioria dos pobres e miseraveis países africanos são paises capitalistas ...
Cuba tem lá seus problemas mas ainda sim é referecia em Educação e Saúde.
Perdeu Playboy...