21 de agosto de 2011

ARTE VISUAL MARANHENSE: O HELEMENTO QARBONO DE ALEXANDRE




Nada é mais simples e belo do que aquilo que nós lembra nossa própria humanidade. Foi há pouco mais de dez anos que conheci através da assim chamada “Agenda Poética Marginal”, uma espécie de encadernação feita com papel reciclado e que trazia diversos elementos misturados da cultura nordestina, tropícalia e do Cinema Novo, o trabalho de Antonio Alexandre Rodrigues de Oliveira, ou para os mais próximos, somente “Alexandre”.
Pintor, serigrafista, poeta de mão cheia, Alexandre sempre com sua barraquinha em frente ao DCE da UEMA de Imperatriz, era cotidianamente uma referência em termos de artes plasticas e mais: Era a própria perspectiva artística de possibilidades e descobertas que envolvia desde Torquato Netto á Filosofia musical de Belchior, passando por Andy Warhol a Jimy Morrison (The Doors). Era o espirito de 68 encapado nas entrelinhas de uma agenda poética cheia de meandros derradeiros e melancólicos “contra-culturais”.
Não obstante a tudo isso a humildade do homem, filho, irmão e companheiro não o tornara pior nem melhor do que qualquer um: Alexandre é a simplicidade em pessoa. Sem arrogâncias e vaidades tipicas dos mais fracos que se escodem na opulência e na soberba de si mesmos.
Foi assim nessa trajetória de muita luta que Alexandre começou a cursar Artes Visuais na UFMA, não conseguindo se formar, mas, já formado na escola da vida, não perderia em nada abandonando o blá blá blá acadêmico. Viajando o país todo e divulgando sua marca: o Helemento Qarbono, recentemente Alexandre montou sua própria loja ao qual o mais breve possível estarei visitando.
Hoje neste sábado tive o grato prazer de encontrá-lo e prosearmos sobre as novidades do seu novo projeto. Você caro leitor do blogue que aprecia a boa música e a boa literatura não pode deixar de conhecer o trabalho desde grande artista.
A arte tem, entre outra coisas, a capacidade de extrapolar espaço e tempo. Artistas como Alexandre serão sempre bem vindos pois nos demostram que é possível romper com o casulo feito em torno da barbárie que é o marketing cultural hoje em dia, cheio de tons e imagens de gosto duvidoso. Desta forma ficará para sempre gravado em toda a memória coletiva o belíssimo trabalho de Alexandre.

Email do Alexandre:helementoqarbono@yahoo.com.br

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

3 comentários:

cida marconcine disse...

Alexandre tem talento nada, muito criativo e com iniciativa... que seus empreendimentos e arte ganhem o mundo... parabéns!!!

Vanusa Babaçu disse...

Só meu coração esteve com vocês. Parabéns Antonio Alexandre, o nosso Alê. Tô na torcida.

Carlos Leen Santiago disse...

Vamos montar uma fan clube do Alexandre?

hehehee