27 de novembro de 2010

Tropa de Elite II é baseado na história do Dep. Marcelo Freixo e as milícias do Rio de Janeiro


O Dep. Estadual Marcelo Freixo (Psol/RJ) é um fervoroso militante dos direitos humanos, que instaurou e presidiu a CPI das Milícias no estado do Rio de Janeiro, que indiciou 226 pessoas. Por conta disso teve que andar com seguranças durante toda a sua campanha. Baseado nesse fato é que o filme Tropa de Elite II (em cartaz no Cine Blue) constrói um de seus principais argumentos. No filme, o deputado Diogo Fraga, levou o tenente-coronel Nascimento (Wagner Moura) a depor na Assembléia Legislativa.

E para comprovar o envolvimento de Freixo com o filme, numa cena em que Diogo Fraga dá uma palestra explicando que numa projeção a população carcerária brasileira chegaria a 510 milhões, em 2081 (no início do filme), fazem ponta na platéia o pesquisador Michel Misse, o delegado Vinicius George, assessor do deputado, e o próprio Marcelo Freixo (foi muito rápido, mas deu pra ver). Ele ouve seu próprio personagem, numa espécie de metalinguagem. Freixo foi o segundo mais votado do Estado do Rio nas eleições 2010, com a marca 177 mil votos, depois de Wagner Montes, que bateu a casa 520 mil.

Sem contar os bons policiais que inspiraram os mocinhos, Marcelo Freixo, certamente, é a única pessoa que tem orgulho de dizer que inspirou um personagem. Os outros ficam mal na fita nesta obra que está batendo vários recordes de bilheteria.

Não é a toa que na vida real o diretor José Padilha e o ator principal Wagner Moura fizeram campanha abertamente para Freixo nas ultimas eleições. Veja os vídeos.

http://www.youtube.com/watch?v=DUy8iVFFeDc&feature=related

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: