22 de outubro de 2010

Vêm aí a Era dos Grandes Festivais no Espaço do Zuzinha

Os Festivais de Música Popular Brasileira eram apresentados como um programa, competitivo e musical, realizados por várias emissoras da televisão brasileira (TV Excelsior, TV Record, TV Rio, Rede Globo) a partir de 1965 até 1985.

Grandes nomes da MPB e do Pop Rock seriam revelados nestes eventos e a assim chamada “Era dos Festivais” marcou época nos corações e mentes de diversos segmentos da sociedade brasileira.

Canções que seriam imortalizadas tais como ”Pra não dizer que não falei das flores” de Geraldo Vandré e “A banda” de Chico Buarque, trazem em seu bojo a marca de uma época onde as paixões políticas, filosóficas e existências estavam a mil no imaginário do jovem brasileiro, afinal de contas a musica como expressão artística sempre foi um catalisador dessas realidades e condições.

Uma boa iniciativa de relembrar esse conjunto de “sensações” e “imagens” dos grandes festivais estará acontecendo nesta quinta feira próxima, dia 28, no Espaço Cultural do Zuzinha, localizado na Fundação Cultural de Imperatriz.

O produtor cultural Axel Brito (foto), um dos coordenadores do projeto, afirma que a idéia de reunir artistas e músicos imperatrizenses para interpretar os grandes momentos da “Era dos Festivais” é uma forma de movimentar artisticamente o “Espaço do Zuzinha” e, além disso, promover na classe cultural, bem como ao público de modo geral, as descobertas e as raízes da musica brasileira.

Vale lembrar que o Espaço do Zuzinha é um projeto formidável e autêntico. Várias edições já aconteceram neste formato, sempre trazendo grandes idéias e propostas musicais de resgate e memória da musica brasileira. Artistas como Cazuza, Roberto Carlos e Chico Buarque já tiveram tributos realizados pelos músicos e compositores de Imperatriz e região. Parabéns ao Axel Brito pela iniciativa e vida longa ao Espaço do Zuzinha.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

4 comentários:

Anônimo disse...

belo trabalho deste rapaz,tenho vivenciado belos momentos neste espaço,onde encontramos pessoas que gostam da boa música !!!abraços gabriela machado

Anônimo disse...

gosto do espaço e das apresentaçôes que vejo por lá,só que,acho que falta um espaço maior para abrigar eventos maravilhosos como este!! rodrigo sampaio

Anônimo disse...

carlos,percebo que alguma coisa a fundação cultural tem feito,para sair do marasmo em que se encontra,parabens a quem esta realizando!!!
helena

Anônimo disse...

por que não fazer no teatro? como faço para participar? gostei da idéia,acho excelente existir eventos como este,onde possamos reviver a nossa boa música e encontrar pessoa que gostam da nossa cultura de bom gosto brasileira.