22 de setembro de 2010

EDINARDO FILGUEIRAS E ROSEANA

Por solicitação do camarada Davison Nascimento reproduzo sua crônica acerca do “vira casaca” Ednardo Filgueiras. Gostaria somente de enfatizar caro Davison que este rapaz nunca me enganou, pois desde tempos outros (inicio na UEMA), percebia enorme contradição de caráter no então candidato a reeleição para vereador, fato que ao expor acabou por me desgastar com alguns companheiros (as) ná epoca.


"Há muito tempo não publico nada. Mas, é irresistível ver uma das maiores contradições políticas que já vi em minha vida e ficar calado, inerte. O ostracismo político de Edinardo Filgueiras talvez tenha tido a mesma finalidade de um casulo, porém com efeito contrário, bizarro: Não se trata de uma lagarta virando uma borboleta, mas de uma borboleta transformada em lagarto. Espanto? Não! Consegui acompanhar relativamente o processo “metamorfósico” do “camarada”. Dei um tempo para tentar entender e não foi possível e o que me aparece agora é algo muito comum em qualquer relação de troca: é a imagem de um líder em fase degenerativa em busca da efetivação da profissionalização política. Isto é nocivo quando se perde o pudor e sem nenhum constrangimento esboça felicidade na constatação da perspectiva pessoal. Isso mesmo, perspectiva pessoal uma vez que contraria o conceito aristotélico de que a tarefa da Política é investigar qual a melhor forma de governo e instituições capazes de garantir a felicidade coletiva. Não venham me dizer que a aliança de Edinardo com Roseana é a garantia da felicidade coletiva. Isso pra mim é um fato novo, portanto permitam minha acidez por favor! De fato, o homem é um animal político e necessita conviver em sociedade, no entanto, isso não permite à prerrogativa de entrar na balburdia política da busca da felicidade individual se sobrepujando à história política construída nos movimentos sociais. Olho essa foto lembrando inevitavelmente de uma outra em que o “companheiro” estava em cima de um carro de som liderando atividades da Pastoral da Juventude. Lembro do Movimento Estudantil. Lembro que choramos juntos quando perdemos a eleição em 2004 pro grupo Sarney. Olho essa foto agora mais convicto que temos que lutar contra esse paquiderme que é a família Sarney. Registro minha tristeza de ver a traição com o discurso e com todos que compartilharam juntos de um mesmo sonho. Mas digo que pior que isso é a traição com o povo maranhense que tanto precisa de nossa militância e sinceridade na luta.

Insistindo em Aristóteles, “O homem que não necessita de viver em sociedade, ou é um Deus ou uma Besta”.

Edinardo necessita viver em sociedade, mas não é um Deus..."
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

1 comentários:

Anônimo disse...

É lamentável ver políticos sem caráter como estamos vendo nesta eleição, mas tenho a esperança da derrota da Rosengana (Dino ou Lago, qualquer um que não tenha sobrenome ou ligação com o Honorável Bandido) e da resposta do eleitor imperatrizense a todos aqueles que traíram sua confiança (vereadores, edinardos, etc ...).
Oposição unida contra Rosengana Sarney.

Marcelo Lira