13 de setembro de 2010

Comunidade acadêmica se manifesta sobre a matéria do Fantástico com o Prof Frazão


Diretor da UEMA de Imperatriz e Mestre em Biologia, o Prof. Expedito Barroso tem se notabilizado por suas flagrantes contribuições a comunidade acadêmica e a sociedade como um todo. Entusiasta e incentivador da produção cientifica na região, foi assim que eu o conheci, sempre empurrando-nos literalmente para pesquisa, seja nas ciências humanas, exatas ou naturais.

Num post do Blog de Isnade Barros, que comenta sobre a infeliz reportagem veiculada último domingo no Fantástico, acerca do trabalho do Prof. Frazão (foto), Expedito de forma bastante ponderada admoesta críticas ao teor tecnicista da matéria, que claramente impõe a infalibilidade de um aspecto somente, sem o aprofundamento necessário e sem o parecer de contestação do outro sobre a questão. Um erro grotesco em se tratando de conhecimento ciêntifico:

Amigo Isnande,

Pelo menos um erro grosseiro para um médico, e que usa a grande mídia guisa de divulgação científica: Fitoterapia não é sinônimo de Homeopatia como ele FALOU na matéria. Inadmissível.Também sei que qualquer aluno de primeiro ano de qualquer curso na Área de Ciências da Nautreza sabe disso. Hoje conhecemos usos de apenas 5% da Flora Amazônica.E quantas drogas fitoterápicas por ação Homeopática ou Alopática não já tem seu uso comprovado! Muitas inclusive ratificando os saberes populares ancestrais de índios, negros e caboclos. O que assistimos hoje, é de certo modo uma visão tecnicista da Ciência. Concordo plenamente que no estudo da natureza e Desenvolvimento Científico, Protocolos de Investigação, de Biossegurança e de Bioética devem ser rigorosamente seguidos para que a informação científica seja consolidada. Enfim: é necessário seguir o Método. Então, o que analisar da matéria feita por um médico que contraiu Febre Amarela por ter viajado para uma Área de Risco e não ter seguido o Protocolo de vacinação do Ministério da Saúde e da OMS? Erro? Desleixo? Falta de rigor? Enfim, situações a que todos estamos sujeitos... inclusive o Frazão,.. inclusive o Dráuzio. O fundamental é seguir aprimorando, aperfeiçoando. Como citou o filósofo da Ciência Karl Popper " A Ciência é um porto de saída, nunca um de chegada".

Abraços

Expedito Barroso

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

1 comentários:

Hikari disse...

Muito engraçado comparar o Drausio ter sido infectado por uma doença ao esquecer de se vacinar com um charlatão q vem dando uma de curandeiro há 20 anos sem nunca se dar ao trabalho de pesquisar seriamente e comprovar honestamente oq alega.

Repitamos, ele já faz isso há 20 anos, com investimento público!... e até agora tudo q ele tem pra apresentar é ter preguiça d+ pra organizar estatisticamente dados q possam comprovar, ou desmentir, oq ele diz.

A piada foi engraçada :) Infelizmente estamos tratando de vidas, e naum brincando de casinha.

Veja por exemplo outro caso de charlatanismo, q eu orgulhosamente descobri, desmascarei, denunciei e fiz o golpista se calar e fugir com medo: Quem é Anthony Galli?