17 de agosto de 2010

Lei municipal de Patrimônio será discutida em simpósio

No I Simpósio de Patrimônio do Sul do Maranhão, que será realizado na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), campus de Imperatriz, serão avaliadas as leis relativas ao patrimônio sul–maranhense. O evento que é uma iniciativa do Núcleo de Estudos Afro-Indígenas – NEAI, terá inicio dia 17 e vai até dia 20 de agosto, com carga horária de 60h.

Identidade, Preservação e Permanência será o tema do simpósio. O objetivo principal será discutir com professores, acadêmicos e comunidade em geral sobre: o que é patrimônio, como se destaca, qual a sua contribuição social, os tipos de patrimônios e a relação dele com a sociedade.

De acordo com um dos organizadores, o estudante de História e pesquisador do NEAI, Isac Ferreira, com este evento será possível “fazer um recorte da situação do patrimônio histórico, cultural e artístico do sul do Maranhão e ainda discutir a formulação da lei de patrimônio em Imperatriz”. Será discutido também o papel do Conselho de Cultura como espaço estratégico para articulação de políticas municipais de conhecimento e reconhecimento do patrimônio.

Além dos Grupos de Discussão - GD's, o simpósio inclui oficinas e a participação de professores da UEMA e da UFMA de Imperatriz e da procuradora do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, Dra. Laura Rita Mendes Miranda.

As inscrições terão inicio amanhã, a partir das 18h e serão feitas durante todo o dia e a noite e terminam segunda-feira (16). Para se inscrever vá até o pátio do Centro de Estudos Superiores de Imperatriz – CESI/UEMA, localizado na rua Godofredo Viana.

O valor da inscrição para os que pretendem apresentar comunicação é de R$ 20,00. Sem comunicação a inscrição vale R$ 15,00.

Simpósio Temático
º Iconografia – Prof. Msc. Marcus Túlio (UFMA)
º Educação Patrimonial – Profª. Nice Rejane (UEMA)
º Patrimônio – Profª. Msc. Letícia Cardoso (UFMA)
º Território e Cultura Indígena – Prof. Domingos (UEMA)
º A importância da História Oral nos Estudos Ambientais – Prof. Msc. Ronaldo (UEMA)
GD’s
º Lei de Patrimônio e Salvaguardas – IPHAN;
º Os povos tradicionais em questão;
º Arte e cultura em uma nova perspectiva.
Oficinas
º Reformulação da Lei de Patrimônio (Dra. Laura Miranda)
º Arte Popular (OCUPARTE)
º Patrimônio e Artefato arqueológico (aberta ao ensino de base – LOTADO / com Karilene Costa e Isac Ferreira, pesquisadores do NEAI)

Fonte: Site Imperatriz Nóticias
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: