18 de julho de 2010

NEAI: Núcleo de Estudos Afro Indígena de Imperatriz promove I Simpósio de Patrimônio Histórico

Do Site PRAÇA DA CULTURA :
O NEAI é um núcleo de estudos da UEMA de Imperatriz, criado há três anos pela professora mestra Maristane Rosa em parceria com estudantes do curso de Historia e o Departamento de Historia e Geografia.

Com intuito de incentivar a pesquisa etnográfica, antropológica e arqueológica da região, o NEAI aos poucos vem se tornando referência na área, prestando serviço e conhecimento para a sociedade em vários âmbitos. Recentemente o núcleo prestou assessoria a STCP Engenharia de Projetos LTDA, empresa de consultoria contratada para apresentar o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) ao grupo empresarial Suzano de Papel e Celulose, e atualmente está organizando junto à comunidade acadêmica e população geral o I Simpósio de Patrimônio Histórico e Cultural da região tocantina, sem dúvida alguma um marco para os encaminhamentos de valorização da cultura local.

Segundo a estudante pesquisadora Karilene Fonseca o objetivo deste simpósio é o estudo e a divulgação do patrimônio local além de discutir as leis municipais pertinentes ao assunto, bem como também, promover o conhecimento na área de patrimônio material e imaterial, debatendo com a acadêmia e com a comunidade local os trâmites legais de criação da lei e posse do conselho na área de patrimônio. “Principalmente temos como objetivo privilegiar as pessoas que não tem acesso ao conhecimento produzido sobre a questão, que é de suma importância”. Diz.

“A própria comunidade tradicional preserva os saberes indígenas, por exemplo, mas a nossa sociedade não dá o devido respeito a estas culturas que influenciaram e influênciam bastante boa parte da nossa cultura.” Conclui Karilene, pesquisadora na área de etnografia indigenista.

Outro estudante ligado ao NEAI, Isac Vieira, que é bolsista FAPEMA na área de Museologia, afirma que há um descaso enorme dos órgãos de governo locais, onde não existe ainda políticas públicas relevantes para o incentivo e criação de museus que resgatem e preservem a memória da cidade.

Para Ronnedy “Buda”, também estudante de História e membro do NEAI, a importância do núcleo é muito pertinente para a comunidade e que preservar a própria cultura é importantíssima para a auto-valorização de um povo.

Sobre a relação com a comunidade acadêmica Ronnedy “Buda” nos afirmou que o NEAI está aberto para todas as áreas do conhecimento e as várias vertentes da pesquisa, visto que este é o principal intuito do grupo. Buda ainda criticou a burocracia do estado e do município no sentido de criação do museu local, pois diversos projetos tiveram que ser revistos e adaptados: “Até o final do ano teremos a inauguração do nosso museu aqui mesmo na UEMA/CESI, na nossa sala, sede do NEAI.”

A coordenadora deste I Simpósio de Patrimônio Histórico, Ronisia Mara Silva, também estudante de História, afirma que é um dos objetivos do evento é preservar a identidade regional e conscientizar a população de modo geral da necessidade de preservação e reconhecimento dos nossos valores culturais e ambientais. “Teremos mini-cursos, oficinas e palestras sobre a questão, com a participação de profissionais de São Luis, como o Professor Deusdete Carneiro, do Centro de Pesquisa de Historia Natural e Arqueologia do Maranhão, além da Doutora Laura Rita Mendes que é procuradora do IPHAN, Professora Ana Maria Marques da UFMA/São Luis, provavelmente teremos um professor de arqueologia da USP, também teremos uma oficina de arqueologia com o estudante André de Alagoas, e teremos a colaboração da professora Letícia da UFMA de Imperatriz.” Complementou Isac Vieira: "Ainda infelizmente no que diz a questão financeira estamos tendo dificuldades para a confirmação de mais alguns nomes para o evento".

Já está marcado para o dia 23 de julho, as 19h00min, no auditório da UEMA/CESI, um pré-lançamento deste I Simpósio de Patrimônio Histórico, onde estará sendo explanado a comunidade o que irá ocorrer, bem como uma avaliação das propostas pertinentes a área de preservação e patrimônio histórico. Também será descrito a comunidade as dinâmicas internas de como se dará o evento: oficinas, palestras e mini-cursos. O site Praça da Cultura estará presente para registrar esta importante etapa para a Historia de Imperatriz. Até lá.

Mais informações?

99 9152 - 3962 - Ronisia

99 9137 9656 - Isac


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: