16 de março de 2010

Seletivo dos Professores: Uma gambiarra mal feita do Estado

Tem sido alvo de intensas reclamações a mais nova peripécia feita pelo governo estadual na educação. Imediatamente após um Concurso Público para o provimento de cargos de professores no ensino fundamental, foi realizado um seletivo meritório de qualidade um tanto quanto duvidosa, leia-se.

O SIMPROESSEMA, Sindicato dos Professores no Estado, já entrou com uma ação judicial para convocar os professores habilitados no concurso e eu também vou mover uma! O Estado do Maranhão possui um enorme déficit de profissionais da educação. Ao seletivar os educadores e servidores ele se isenta de recolher impostos (INSS) e paga menos da metade do salário sendo que a carga horária é a mesma. E não me venham dizer que a receita do estado não permite prover o déficit por que isso é uma grande mentira, sabemos que em época eleitoral o dinheiro chove “Brasil afora”. Talvez aí se explique a economia com os seletivados. Mais uma vez será das costas do trabalhador que os governantes do Maranhão irão se capitalizar.

Ontem conversei com Nonatinho, liderança do SIMPROESSEMA aqui em Imperatriz, ele me dizia que provavelmente o Ministério Público manifestará seu parecer até o dia 30 deste mês, mas que a ação só poderá ter efeito a partir do ano que vem. Não vou esperar tanto tempo. Eu e mais alguns companheiros iremos processar o Estado.
Hoje ainda haverá paralisação geral dos professores, é a primeira deste ano, mas traz em seu bojo a campanha salarial iniciada desde 2008. Viva a desobediência civil, sem ela ainda estaríamos no código de Hamurabi babilônico.

Mas de fato a conclusão que tiramos é que, em alguns casos, os governantes não possuem o compromisso necessário com a educação, Um povo mais educado se habilita a perceber seu próprio mundo e consequentemente romper com seus opressores. Isso eles não querem. Uma boa notícia pra finalizar este texto: Quarta-feira, às 19h00min, na UEMA, haverá reunião do Fórum de Cultura de Imperatriz, espaço onde será debatida a realização do V FORUM DE CULTURA, que terá como tema “Artista também é trabalhador”, a ser realizado no dia 1°de Maio. Logo mais retorno com outras novidades sobre este assunto.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: