22 de março de 2010

Conferência eleitoral do PSOL no Maranhão é ilegítima

Feita de forma extremamente arbitrária. Este poderia ser o resumo da conferência eleitoral do PSOL no Maranhão. Devido à total falta de diálogo por parte da executiva estadual do partido, várias plenárias municipais foram canceladas. Isso invalida a participação de um maior número de delegados e conseqüentemente deslegitima as candidaturas colocadas atualmente. O PSOL desde que foi criado no Maranhão angustía miseráveis prospectos eleitorais, sem menor chance de interferir na conjuntura política no Estado. Infelizmente esse quadro é culpa dos atuais dirigentes do partido e temos como prova essa conferência eleitoral supostamente realizada neste ultimo domingo, que na verdade foi feita por um grupo que rejeita qualquer proposta que não contemple suas “linhas ideológicas”.

Como prova disso, temos a absurda medida proposta por este mesmos, que versa sobre uma espécie de recadastramento de filiados, que na prática se constitui em uma “ limpeza ideológica” no partido. Ou seja o filiado terá que se mostrar obrigatoriamente “militante” para estar filiado. É mole?

Mas voltando a conferência: Eles cancelaram de forma aberrante a participação dos outros grupos e propostas de candidatura, alegando até mesmo o atraso de meia-hora de dois filiados de Paço do Lumiar para invalidá-la. O triste dessa história toda é que se já tinham poucos delegados na conferência, com os cancelamentos tiveram que amargar ver o Maranhão de fora da Conferência Eleitoral Nacional, já que não obtiveram quórum necessário para se quer eleger um delegado. Uma vergonha. Vale lembrar que 40% dos delegados a estadual foram sumariamente cassados.

Isso não parece ser problema para quem tem posições sectárias e vanguardistas. No entanto as práticas demonstram a contradição. No blog de Decio Sá, principal porta voz do sarneysmo no Maranhão vemos uma nota extremamente positiva sobre a conferência. Clickem para ler abaixo:
Achei no mínimo curioso a escolha da sindicalista Margarida Chaves para o senado. Seria um nome excelente, pois é uma pessoa honesta e coerente. No entanto Margarida nunca esteve presente em nenhum dos debates nestes últimos dois anos. Sendo inclusive questionada internamente por ter apoiado uma candidatura do PT nas eleições passadas a vereador.

O grupo dos independentes e delegados das plenárias municipais de Açailândia, Paço do Lumiar e Pindaré-Mirim, já solicitaram o acompanhamento da Executiva Nacional, bem como enviaram recurso para as instancias superiores do PSOL. Em breve novas informações.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: