23 de novembro de 2009

Superar o projeto democrático popular

Recentemente recebi um e-mail de um companheiro da Bahia, integrante do C-Sol, corrente interna do P-Sol, que defende a candidatura de Plinio Arruda Sampaio para presidente.
Dentre outros comentários, estava a seguinte constatação sobre as inteções programáticas defendidas pelo grupo de Heloisa Helena. So pra situar no contexto, atualmente HH defende a aliança com o PV (Marina), sobre essa questão, no e-mail, o nobre companheiro conclui que:

"... Heloisa Helena e setores importantes do partido, pretendem reeditar o Programa Democrático Popular do PT da década de 90."

Ah se fosse!

É um equívoco pensar que o problema do PT foi o programa democrático popular e nao a perda do horizonte revolucionário de tomada de poder, é acreditar que o problema foi o programa que era bem mais avançado do que todos os programas que foram formulados pela esquerda pra enfrentar a Crise. O problema é que o programa tava subordinado a tática eleitoral, a tática virou estratégia e partido sinônimo de eleiçao.

Desejo fraternalmente que @s compas do CSol busquem a melhor forma de aglutinar e consigam unidade em seus rumos. No entanto, percebo que a grande confusao estratégica que atingiu a esquerda acabou por influenciá-los, programa e projeto nao se equivalem a estratégia, e programa nao é agitaçao política, socialismo é a socializaçao dos meios de produçao e ponto, dizer que o caráter do programa socialista é jogar pra mais distante ainda o processo revolucionário, é desconsiderar a conjuntura que vivemos de descenso da luta social e de um período de acumular forças.

Detesto debater por e-mail, só opinei por qque dizer que a HH quer reeditar o projeto democrático popular é muita generosidade para com a Heloísa.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: