4 de setembro de 2009

José Anselmo dos Santos, Cabo Anselmo

Quem ainda não ouviu falar desse cidadão esclareço que foi um oficial da marinha brasileira, que no período áureo da ditadura militar desertou de seu posto e foi contribuir com o movimento guerrilheiro de esquerda. Preso pelo famigerado delegado-torturador Sergio Paranhos Fleury, do DOPS, muda de lado mais uma vez e vira a casaca, entregando todos os seus antigos companheiros de luta e até mesmo sua esposa Soledad Barret Viana, que o havia ajudado no exílio no Paraguai, grávida de cinco meses do próprio marido-delator. Soledad apareceria em publico novamente somente algumas semanas depois da prisão, morta ao lado do feto. Esclareço que esse processo não foi imediato, Anselmo bancou o agente duplo seguidas vezes, voltando ao convívio normal com os companheiros e com Soledad. Entregava passo a passo todos os esconderijos e planos, nomes de pessoas e colaboradores.
Um monstro de marca maior que hoje pede perdão por seus crimes e diz que deseja retornar a vida publica. Mentiroso diz ter “caguetado” seus companheiros e a própria esposa temendo ser morto pelo regime militar. Eu preferia a morte a entrar pra historia como um rato, covarde.
Essa semana Anselmo participou do programa da Band, Canal Livre, infelizmente os entrevistadores jornalistas do programa mais uma vez mostraram despreparo para com o tema ou então tiveram que ser orientados há não fazer perguntas mais “desconcertantes” ao entrevistado.
Atualmente permanece escondido, sob disfarce e sem direito a usar identidade sequer para se aposentar.
Que justiça seja feita, um dia...
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

1 comentários:

Anônimo disse...

"Oficial da Marinha brasileira"
Que piada!!!!!