3 de setembro de 2009

Heloisa Helena é ou não candidata ?

Sim e não. Sim ela deverá por o nome a disposição, mas não, não será ao pleito presidencial. As pessoas costumam me indagar sobre isso e a analise que eu faço é a de que a nobre companheira Heloisa Helena não deverá disputar a presidência do Brasil. Com certeza ela sai para disputar o senado em Alagoas, e garantir assim o projeto de ficar oitos anos no cargo. Dessa forma ela sairia à disputa (presidencial) pra valer em 2014 e sem ter o desgaste de que se caso perca, não ficar no limbo completo.

Parece ser uma lógica confusa de se compreender a principio, mas senão vejamos: o efeito Marina pelo visto pesou de fato nesse processo, por que retira da campanha de Heloisa votos significativos, de alguns setores mais progressistas, ela corre o risco de sequer não repetir os percentuais da campanha passada e ainda ter que voltar pra Alagoas como simples vereadora, descontentado seu eleitorado local.

Por outro lado se sair ao Senado corre “sérios riscos” de se eleger, e acumular votos suficientes para ficar oito anos no pleito, podendo disputar o cargo presidencial com muito mais folga e acumulo de forças. Um projeto coeso e que tem ainda um agravante: o fato de que setores dentro do PSOL (como o MES e afins) terem um dialogo com o PV a nível regional no RS, o que poderia em tese levantar a possibilidade de uma aproximação com a companheira ambientalista de plantão.

No geral é tudo ainda especulação, mas de fato acho pouco provável Heloisa não disputar o senado. Temos como nome mais concreto o do advogado e economista, presidente da Associação Brasileira de Reforma Agrária, Plínio Arruda Sampaio. Uma excelente opção por sinal. Que venham 2010.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: