12 de agosto de 2009

Os desafios....

Noite de verão, 12 de agosto de 2009. Sinto minhas pernas doerem devido à “pernada” de hoje à tarde com o MST. Assim como em vários Estados, o movimento saiu em marcha para reivindicar por Reforma Agrária e mais financiamentos para os trabalhadores rurais, alem disso, aqui no MA a reintegração de posse da Fazenda Por do Sol, na reserva Gurupi, pertencente ao um Juiz acusado de manter trabalho escravo na região.
Sobre esse caso em particular, relatos nos dizem que quando da primeira vez que houve a intervenção da policia no local para retirar o MST da fazenda, o próprio magistrado estava presente e junto com ele capangas que bateram de pau em alguns trabalhadores e a mando do próprio juiz seqüestraram dois ocupantes do movimento.
O tal juiz, Marcelo Baldochi, pelo visto é o mais puro fruto de um sistema que beira a desorganização e o patrimonialismo. Na duvide se esse senhor tiver sido mais um filhinho de papai, que com a oportunidade de estudar, cursinhos de alta “qualidade” e que nunca houvera se deparado com os problemas sociais antes, e que consegue passar em concurso publico pra magistratura. Espaço restrito esse do poder do Estado, onde como dizia Marx funciona o “Comitê da burguesia”. Os juízes são muito bem pagos, para garantir que uma mesma classe, a que possuem dólares no exterior, seja sempre absolvida dos seus crimes.

.....

Outro fato que chamou a atenção foi á discussão recente entre dois companheiros (que acredito ainda serem de luta) sobre a política do governo Lula em relação ao meio ambiente. O pano de fundo: o fato de Marina da Silva, estar possivelmente indo pro PV, para uma possível disputa eleitoral a presidência em 2010. Eu sempre acreditei que Marina sairia candidata, mas pelo PT, e não pelo PV, partido que aglutina ao redor de si, setores abertamente de direita (no sentido de reacionários mesmo) e que vez ou outra vira partido de aluguel para quem quiser pagar mais.
Pois bem, a discussão dos companheiros se dava pelo fato de Marina já ter tido uma militância que não condizia com esse pressuposto e que o que estava acontecendo era uma aliança de caráter fisiológico, ou seja, do toma lá da cá.
Tenho pena dos companheiros que ainda ousam achar que o PT representa a luta por uma política mais transparente e coletiva. O PT virou um mar de lama, um esgoto pelo qual passa todos os dejetos, mas que ainda existe vida e que pode ser reaproveitada,mas em outras circunstâncias. Há bem da verdade não adianta de nada moralismos na política do atual sistema que aí está, desde que o Brasil deixou de ser colônia de Portugal, a nação entrou em um processo de extrema turbulência e de conflito, entre uma elite burguesa estúpida, e a senzala, que não entendia por que tanto sofrimento, as estruturas mudaram um pouco mas a lógica perversa continua a mesma.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

1 comentários:

Anônimo disse...

Muito bem camarada. Hoje também caminhamos um pouco. Somados na luta contra o capital.
Veja no site do www.seebma.org.br

Parabéns pelo blog, pela diversidade de abordagens, mas com qualidade!
Valdeny Barros
Executiva do Psol/Ma