20 de março de 2012

VIDA DE MORADORES DO AMARANTE È REGISTRADA EM DOCUMENTÁRIO

Maria José Lopes e morador de Pifeiros. Foto de Vanusa Babaçu

O vídeo “Quebrando coco e retratando identidades", que discorre sobre a comunidade de Pifeiros, de Amarante (MA), está sendo produzido por Maria José Lopes, Vanusa Babaçu e Frank Medeiros, com apoio do programa Mais Cultura, do Governo Federal. A ação propõe apresentar o cotidiano dos trabalhadores que vivem da agricultura familiar e da extração do coco babaçu e será complementada com uma cartilha.

O primeiro contato com Pifeiros foi realizado por Maria José Lopes, por meio do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB). A partir de então, houve a pesquisa de campo com entrevistas, rodas de conversa, observação direta e a gravação. Agora o vídeo está passando pelo processo de edição para ser lançado e distribuído entre a comunidade e a população da região, que muitas vezes não tem conhecimento dos povos que aqui vivem.

Vanusa Babaçu, que já trabalhou com um inventário histórico da Reserva Extrativista do Ciriaco utilizando fotografias, explica que fazer trabalhos do movimento social é uma tarefa difícil – “É muito sofrido. Você se envolve, vê as pessoas passando fome, quer levar comida, roupa”. Outro empecilho colocado pela pedagoga é a “falta de vontade e ousadia” do governo municipal e dos jovens pesquisadores em fazer cultura. Babaçu afirma que as pessoas que deveriam ser responsáveis pelas mudanças sociais estão paradas, que é necessário “colocar o pé, a cabeça e a alma na estrada”.

Apesar da escassez, a cidade já trabalha há um tempo com a produção de peças audiovisuais ou mesmo com a exibição de vídeos feitos em outros locais. Um dos principais facilitadores deste processo é o Núcleo Imperatrizense de Cinema Experimental (NICE), que traz as duas propostas e mantém, desde 2001, o projeto "Cinema no Teatro", apresentando gratuitamente filmes que estão fora do circuito comercial todas as segundas-feiras, às 19 horas, no Teatro Ferreira Gullar. 

Por Juliana Carvalho
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: