25 de abril de 2020

Em tempo: O legado de Rubem Fonseca


Eu não poderia deixar de registrar no blogue a passagem do escritor Rubem Fonseca para o outro lado na vida eterna. 

Em meio aos graves últimos acontecimentos na República e da crise da pandemia, temos que buscar arejar a cabeça com a boa literatura. Temos a arte para que a realidade não nos mate, já dizia Nietzsche. 

Clique aqui e ouça Rádio Timbira

Conheci o trabalho de Fonseca nos fins dos anos 90. Sua obra não trata diretamente com a Política mas em suas entrelinhas nos deparamos com uma realidade nua e crua de personagens extremamente humanos, brutos e cínicos. 

Sociopatas, prostitutas, criminosos, cidadãos tidos como normais (ou não)  são apresentados em contextos tão chocantes quanto reais.  

Do caos a lama, Fonseca faz emergir as "vozes da barbárie" urbana e as ironias das voltas que o mundo dá numa perspectiva onde "não há saída" para ninguém. 

A História através da ficção sempre compareceu em seus romances, a exemplo de "Agosto" sobre as conspirações que culminaram na morte de Getúlio Vargas ou ainda em "O Selvagem da Ópera" em que retrata a vida de Carlos Gomes, ou ainda "A Cavalaria Vermelha", livro de Isaac Babel retratado em "Vastas Emoções e Pensamentos Imperfeitos". 

Contudo é nos "contos" que Rubem Fonseca se torna imbatível. Secos, duros e cruéis ou ainda divertidos e irônicos. Com uma escrita e um estilo que permanecerão insuperáveis sempre. 

Se você ainda não leu "Feliz Ano Novo", "A coleira do cão", "Romance Negro e outras histórias", "Secreções, excreções e desatinos" - corra até as livrarias virtuais e faça essas aquisições/investimentos. Vale a pena cada letra. 

O mundo, a realidade e as suas voltas, idas e vindas podem ser tão fantásticas quanto cruéis. As duas únicas certezas são: 1) a morte e 2) o fato de que a literatura de Rubem Fonseca retratou muito bem tudo isso.


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: