14 de janeiro de 2020

Nuvem eleitoral em 2020 precisará de mais mulheres para se definir


Aos poucos o ano de 2020 vai tomando conta do senhor tempo histórico. 

O que saltará aos olhos no presente período é a disputa eleitoral que por força da lei precisa de uma cota mínima de mulheres, a saber 30%. 

Os partidos políticos precisaram correr contra o tempo para não cair em uma dupla armadilha. Primeiro é a falta de mulheres e a segunda é garantir que estas sejam protagonistas no processo político. 

Recentemente o PSL, em Minas gerais, foi indiciado pela Policia Federal sob suspeita de ter recrutado candidatas “laranjas”, apenas para preencher o coeficiente necessário. 

Segundo o órgão de segurança quatro pessoas foram flagradas nesta condição de meras coadjuvantes. 

Entenda: com a mudança na legislação eleitoral, não haverá mais as coligações, portanto, cada partido individualmente terá que apresentar suas candidaturas femininas e masculinas. Máximo de 70 % e mínima de 30% por sexo.  A regra está prevista no artigo 10, parágrafo 3º da Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições). 

Entrei em contato com cinco dirigentes partidários de Imperatriz inclusive daqueles que possuem nomes cotados a disputa majoritária. Apenas dois me confirmaram já ter alcançado o número mínimo de mulheres. 

Por ora ainda dá tempo. Mas o tempo urge. A legislação eleitoral promete ser uma das mais rigorosas este ano. Com o advento das redes sociais e dos smartphones, teremos muito mais acesso a informação. È aguardar pra conferir.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: