13 de dezembro de 2019

News Leen: London Calling


Minha banda de rock preferida está completando 40 anos que lançou sua melhor música. 

É o The Clash, com a música “London Calling”. Tocou muito nas rádios desde então. Aliás acho que a única deles que toca. Não consigo ouvir mais - não consigo não mais ouvir. 

Quando se é muito jovem se tem muita insegurança na vida. Receio de pegar um fora daquela mina, medo de ficar liso, medo de não passar no fim de ano, necessidade de ser aceito na turma etc. Medo. 

E graças aos The Clash eu pude enfrentar essa barra. Rasgar a boca do balão. Saltar no escuro de paraquedas. 

Quando se é jovem e não há nada a fazer deve-se viver. E se preparar para o futuro. A vida é combate.... 

E o futuro a gente acha que nunca chega, mas quando você pisca os olhos, já foi. 

E as tardes ouvindo aquele disco em uma velha vitrola Panasonic valeram a pena. 

Esta é a nossa News Leen dessa semana. Me segue: 

“London Calling” é o terceiro álbum da banda inglesa The Clash e foi lançado em compacto primeiramente em 14 de dezembro de 1979. 

Eu não era nem gente nessa época e duvido muito que meus pais tenham ouvido The Clash antes de mim. 

Foi no início dos anos 90 que tive a sorte de encontrar um amigo que possuía a “bolacha” (apelido pra disco de vinil) e como era comum na época, gravou em uma fita cassete pra mim. Acho que por volta de 1996 eu estava em Carolina quando um maluco da cidade, estudante que morava fora, trouxe o disco, mas queria vender sabe-se lá o porquê, e foi aí então a chance de adquiri-lo. 

Foi por causa do The Clash que comecei a prestar mais atenção em política. Foi por causa deles que também eu cortei o cabelo e arrumei meu primeiro emprego de empacotador em um supermercado. 

Nada contra as bandas que falam de contos de fada medievais, sexo, drogas, rock in roll e niilismo barato. Mas o Clash te faz querer viver o aqui e agora, de forma intensa, rebelde, cheia de tesão - pra dar um pontapé no tédio e nos dias cinzentos. 

Se Belchior fosse roqueiro, teria tido um estilo The Clash de música (risos). 

ESTA NEWSLETTER 

É mais curtinha esta semana. Desacelero. A NEWS LEEN e entro logo em semi-recesso de fim de ano. 

Tem Natal e Ano Novo, depois trabalho um pouco, depois folgo um pouco, depois trabalho mais um pouco, e quando viu “cabouse Janeiro”. 

Falhei de mandar algumas vezes desde que comecei – é a vida. Espero em 2020 não deixar a peteca cair. Já faz mais de um ano, e cara, aconteceu coisa demais esse ano. Foi muito importante para mim contar com essa cartinha obrigatória toda sexta. Obrigado pela leitura, emails, apoio. 

Nas semanas vindouras você vai receber toda sexta-feira um artigo meu do passado distante, lá dos meus arquivos empoeirados, troço que dificilmente você já leu. E a cartinha não vai ter recomendações da semana ou comentários tópicos. E não vou responder mensagens. 

Porque estarei ao máximo distante da internet, das redes sociais neste recesso. Um pouco descansando, que o ano não foi moleza. Outro tanto me dedicando a Aurora (filhota) e a outro trabalho que exige máxima concentração e zero distração. 

Se aparecer alguma surpresa do amigo aqui, daqui até o fim de janeiro, não estranhe. 

E NÃO ESQUEÇA 

We all live by the river. 

Beijos
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: