25 de outubro de 2019

News Leen: Uma volta na Revolução



Foram as condições de miséria e pobreza que causaram de fato a revolução que definiu uma mudança de época: A revolução francesa.

A arrogância do tal Luís XVI e seus asseclas na nobreza foram a cereja do bolo.

No Chile, assim como em boa parte da América Latina , o povão tá indo as ruas. A desigualdade  social é gritante. Tempos de forte convulsão social.

E no Brasil, o governo federal segue a paços largos por este mesmo caminho chileno.

Com uma diferença: Aqui a grana é grossa. Já começou. O maior leilão de concessões de petróleo da história vai acontecer já já e renderá mais de 50 bilhões de dólares.

Sem falar que "as vinte famílias que mandam no Brasil" (copyright Adonilson Lima; a gente sempre discutia se chegariam a quarenta) apoiam integralmente essa pauta.

Em uma frase, "vamos lucrar o máximo, o mais rápido possível, e dane-se o resto".

De gado não tem nada, os principais apoiadores deste governo, de todos os nossos governos, sempre os mesmos 0,0001%.

A gente é que é muito carneiro.

Mas, quais as chances reais da população brasileira pedir o 'fora Bozo" ?

Alguns colegas meus professores acham que nenhuma.

Eu digo que as chances são únicas. O imponderável abre possibilidades. Tudo pode acontecer, inclusive nada.

Eu aqui da minha bolha, recomendo:  saia da sua.

Vamos em frente!

CORINGA

O novo filme do maior vilão do Batman tem causado reações pelo forte acessório psicológico. Sem spoillers,  o personagem é um "loser" que veio ao mundo pra sofrer.

A mensagem que fica é que não importa quanto sofrimento na vida você já passou.  É e o que você fará a respeito que importa.

Insanidade e loucura estão muito próximas. 

Ninguém está livre de um dia muito ruim
Recomendo a leitura da clássica Graphic Novel, escrita por ninguém menos que Alan Moore, sobre o Coringa, intitulada "A Piada Mortal". Disponível a venda na Estante Virtual.

IMPERATRIZ PODE MAIS

Sempre pode. Mas ainda sofre pelo descaso. E a gente precisa mudar essa história.

ME DISSERAM

Que os secretários de Assis Ramos,  assim como toda a sua gestão, não estão dando lá muito importância a Câmara Municipal.
Parece que a briga é por algo básico: transparência.

Mas afinal de contas,  não era só não deixar roubar que tava tudo resolvido?

CLIMA CALIENTE

O Chile está passando por uma década de seca. Isso tem muito a ver com os quebras lá. Não é só a desigualdade, a austeridade, a previdência furada.

A Crise Climática tem a ver com tretas em vários cantos do mundo, desde a Primavera Árabe. Não explica tudo. Nada "explica tudo". Mas é um vetor que tem que ser considerado, e sempre, daqui pra frente.

Tá quente o mundo, e ardendo animada a América Latrina, hem? Desigualdade gera plutocracia que aumenta a desigualdade que diminui a democracia. A cobra morde o rabo.

DEUS É BRASILEIRO

O Chile, Hong Kong, Líbano não é o Brasil amanhã. Aqui protesto de verdade é raridade. A tal Reforma da Previdência, tão xingada pelas oposições, passou essa semana suave na nave.

Nosso miserê é endêmico, existencial, secular desígnio divino. "Brazileiro é bonzinho", como explicou a Kate Lyra, mulher do Carlos, verdadeira musa gringa da bossa nova.

Se você acha que o governo brasileiro está indo ladeira abaixo, que vai ter gente na rua gritando contra Bolsonaro, sai da bolha.

Como sair da bolha? Tem empresas trabalhando nisso.

LEIA

...O Índio Brasileiro e A Revolução Francesa, de Afonso Arinos de Mello Franco.

Vinte Luas, da Leyla Perrone-Moisés, a aventura do primeiro índio brasileiro na Europa. Que dava um romance, uma graphic novel, um filme incrível.
Adquirir no SALIMP.

ESTA CARTA

Segue toda sexta-feira. Encaminhe para seus amigos, e eles poderão receber também, assinando aqui.

Passamos os três mil leitores. Obrigado!

Quando chegarmos a cinco mil, todo leitor vai ganhar um presentinho!

Todo dia útil, publico e compartilho no meu Twitter e no Facebook. Se você me seguir por lá, vai trombar coisas interessantes e surpreendentes.

Meu trabalho é lecionar e escrever. Sou Professor de História e entusiasta da  comunicação e empreendedorismo . Me escreva quando quiser neste email carlosleen@gmail.com














Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: