5 de julho de 2019

News Leen: Acordo Mercosul União Europeia


Ei amigão!  Ou amigona ?!?

Você ficou sabendo do acordo Mercosul-União Europeia ? Assinado no último dia 28, o acordo foi comemorado pelos setores da grande mídia, governo e agronegócio.  Talvez não saibas, mas nosso futuro pode estar nessa jogada.

Que tal tirar um tempinho pra entender de forma simplificada as implicações do tal acordo comercial? 

Vamos lá , é rapidinho! 

Vamos a nossa NEWSLEEN dessa semana. Que também traz dicas de música, denuncias na saúde, e outros tantos assuntos desta vida véia de meu Deus! 

Seja bem vindo ...

UM MUSEU DE GRANDES NOVIDADES

Primeiro entenda que tanto Mercosul e União Europeu funcionam como grandes plataformas de exportação entre os países.

E entenda que o acordo entre estas duas plataformas ainda não foi oficialmente formalizado. Na divulgação feita pelos representantes legais cada país precisará fazer o debate com os parlamentares,  sindicatos e empresas. Há inclusive cláusulas trabalhistas que estão na contramão do que é praticado no Brasil hoje.

Os objetivos são isenção de tarifas de exportação para ambos os blocos.  Os temas do acordo envolvem aínda, além das regras trabalhistas, aspectos ambientais, salvaguardas, saúde, meio ambiente e a possibilidade de participação de empresas da União Europeia nas concorrências públicas dos países do Mercosul. 

Sou Professor de História e posso sem medo de ser feliz atestar que o nosso caráter econômico brasileiro sempre foi fortemente o de exportador de bens primários: atualmente cerca de 70% das exportações brasileiras para a União Europeia são de produtos primários e cerca de 90% das importações brasileiras do bloco europeu são de produtos manufaturados.

Isso na prática nos faz sempre periferia do mundo. A produção de tecnologias e de bons empregos está primordialmente nos produtos que agregam capital humano  e enorme valor agregado. 

Não é o que ocorre nos desertos verdes brasileiros de eucalipto e soja, por exemplo.

Nosso indústria ficará totalmente comprometida nessa verdadeira volta ao passado do século XIX ? Antes era Pau Brasil, cana de açúcar, café e hoje em dia boi, soja, eucalipto (só pra citar os exemplos mais gritantes).

Não dá nem pra dizer que isso é uma negociação. Mas parece um retorno ao tempo das caravelas portuguêsas que por aqui aportavam trazendo espelhinhos e bugigangas aos índios. 

E os sindicatos? Serão chamados para a mesa de debates ? Ainda mais neste governo perseguidor e arrogante ? 

Temos um mundo a debater. Vamos a luta ! 

ENFERMEIRO FANTASMA NO SOCORRÃO

Recebemos mais uma denuncia acerca de funcionário fantasma no staff da prefeitura municipal. Desta feita um enfermeiro "bufa de alma" estaria recebendo proventos do erário de maneira escusa.  A denúncia sobre o enfermeiro fantasma do contra cheque gordo, está sendo encaminhada para o Ministério Público para as devidas providencias. É preciso punir quem frauda, quem acoberta, dar o previlégio e faz farra com o dinheiro público.

QUASE TUDO
Que fez do século 20 precioso pra mim se foi ou está indo. Mas está tudo aí, mais disponível que nunca. Quando eu lia a Revista Mad religiosamente,  até a primeira metade dos anos 90 , só tinha acesso à edição do mês, a cada mês  somente nas bancas. Hoje tenho a história completa da Mad de graça na internet, à distância de uma busca, e a possibilidade de comprar edições maravilhosas em capa dura direto dos EUA.

E faço as duas coisas.

É um mundo muito melhor hoje.

MAS POR OUTRO LADO
Esse junho foi o mais quente já registrado. E a gente emite cada vez mais CO2. Está dando merda. Vai dar mais.

LIBEROU
Pros padrões americanos, Liberal é Liberal. Quase esquerdinha, vá.

No Brasil, Liberal é uma coisa bem diferente...

Liberal no Brasil, por exemplo, é um cara que defende que a gente continue emitindo mais e mais CO2.

E faça os ricos cada vez mais ricos e os pobres, well, problema deles.
Esse artigo (clique aqui) dá a uma boa tunda em Roberto Campos & seus fãzocas

Ouvindo 

Som viajante do Guilherme Lamounier, um dos grandes compositores do Fábio Jr e que lançou um disco fantástico nos anos 70. Ouça aqui se você for fã de música psicodélica.

Lendo

Fernando Morais fez uma biografia do Paulo Coelho,  vigorosa e sem papas na língua. Um deleite pra  quem é fã ou não do velho mago. 

Parabéns 

Pra Camilinha, minha esposa. E , pra mim que vou ser papai da Aurora. Em breve ela chega por aqui.

QUEM?

Eu, me preocupar?

Não mesmo.

Até semana que vem!
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: