2 de outubro de 2017

Encontro de gestores em Imperatriz define demanda da Região Tocantina para o Governo




A Região Tocantina recebeu mais uma etapa do Encontro de Gestores Regionais de Governo. No cronograma dessa terceira edição, realizado na última semana, em Imperatriz, palestras e debates definiram metas como foco na integração dos municípios e instituições estaduais e na troca de experiências entre agentes da gestão pública. 

Realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Comunicação Social e Assuntos Políticos (Secap), o encontro prossegue até esta terça-feira (05), com ações nas 19 regionais administrativas. 

O superintendente de Articulação Política da Regional de Imperatriz, Adonilson Lima pontuou que o evento une os colaboradores do Governo, chamando a gestão pública à discussão de temas de interesse da sociedade, o que garante a elaboração de demandas e soluções alinhadas à política governamental. “Um dos pilares do encontro é mobilizar e criar formas para planejar, cobrar as ações e avaliar o nível de eficácia da prestação de serviços à população”. 

Agentes públicos discutiram as demandas de cada setor encaminhando as propostas às secretarias competentes como Saúde, Educação, Segurança, Infraestrutura e da prestação de serviços diversificados a exemplo do Viva, Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA). 

A criação de meios de capacitação de docentes foi um dos pontos abordados, assim como o incentivo à construção de mais unidades do Programa Escola Digna na região. 

Lançado recentemente, o edital com as normas do concurso público para a Polícia Militar do Maranhão (PMMA) foi outro tema dos debates. Por conta de demandas da região, foram criadas oportunidades para a saúde militar estendendo as vagas a médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e outros profissionais. “Foi uma reivindicação nascida na Região Tocantina que ecoou para o Maranhão inteiro e que foi prontamente acolhido pela gestão, ofertando mais essa oportunidade na saúde militar. Com o debate, mostramos a importância desse certame para a categoria. Foi muito positivo para nosso estado”, enfatizou Adonilson Lima. 

O processo de mobilização do público na Região Tocantina foi realizado nos municípios por meio dos gestores de diversos órgãos. Na ocasião, foi colocada a importância da participação e contribuição para o evento e provocando neles a necessidade de uma reunião de caráter resolutivo. Serão vários secretários de Estado presentes e possibilidades de boas ideias para melhoria da gestão pública à população. 

O relatório das atividades e direcionamentos foi encaminhado à Secap e ao Gabinete da Casa Civil. “Com esse trabalho conclusivo mostramos ao Governo como nos organizamos e como as políticas públicas pensadas pela gestão estadual chegam às regiões”, concluiu Adonilson Lima. 

Gestão em debate 

Representantes de gestão das áreas de Saúde, Educação e Agricultura, entre outros, que tenham atuação direta nos 217 municípios maranhenses estarão compondo as mesas de debates do evento. 

No diálogo com os servidores são destacadas ações desenvolvidas pelo poder público estadual neste período de gestão, como melhorias estruturais, serviços oferecidos em diversas pastas, recepção das comunidades ao trabalho e resultados alcançados. O Encontro de Gestores já esteve em Pinheiro, Itapecuru-Mirim, Rosário, Codó e Bacabal.

Fonte: Secap
Texto: Sandra Viana
Fotos: Correio Popular
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: