6 de outubro de 2014

OS LIMITES DA POLÍTICA ATUAL E O GOVERNO DINO


Há cerca de quase dez anos me lembro de estar comemorando em um trio elétrico pelas ruas da cidade de Imperatriz a vitória de Jackson Lago ao Governo do Estado.

Cerca de hum ano depois estavamos nas ruas, com os professores, sofrendo a famigerada "Lei do Cão", dado a cabo pela equipe de governo do velhinho e imposta goela abaixo no funcionalismo público.

E a experiência com Jomar Fernandes e o PT na Prefeitura de Imperatriz? Que teve seus autos e baixos e pecou lamentavelmente ao atrasar o salário dos professores?

O que podemos concluir da História é o que ela nos relega em termos práticos. O desafio para os setores mais progressistas da nossa sociedade pelo visto não está sendo fazer as melhorias, mas sim evitar tragédias.

O que não interfere na forma com que a direita vem governando país a fora é justamente essas "ratadas" tão evidentes. 

De resto a classe política parece se jubilar em manter um sistema caquétipo e excludente, que não diáloga com o seu povo. Quando a esquerda chega ao poder acaba passando por um processo de cooptação e amargamente vemos os melhores quadros reféns da lógica eleitoral. 

Flavio Dino terá desafios e tanto. A batalha ainda só começou findo a aprovação nas urnas. Precisa se atentar aos ultimos dias do Governo Roseana e montar uma equipe de governo que não queira re-inventar a roda, mas sim que aprofunde os problemas do Maranhão no sentido republicano e democrático nas soluções.

Novas formas de fazer política precisam surgir com mais força. Com formas mais arejadas. Mudanças reais jamais ocorrerão dentro dos limites do sistema capitalista.

Ponto final.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: