31 de março de 2014

50 ANOS DO GOLPE MILITAR NO BRASIL: OS ANTECEDENTES DO GOLPE


Era 31 de março de 1964. As movimentações militares culminariam no golpe de estado, que com o apoio de setores da sociedade civil, notadamente de parte do grande empresariado, terminariam depondo o então Presidente do Brasil João Goulart, o Jango

Mas não apenas isso. Dito assim até parece que entre os diversos interesses postos - apenas os da Direita brasileira estavam com o apoio necessário a realizar uma desmedida empreitada como essa.


O fato é que Jango não teria firmeza suficiente no instante em que precisávamos de um líder. Jango foi o líder errado na hora certa para darmos um enorme salto histórico, e, para isso, não faltaria companheiros.

Leonel Brizola, então jovem governador do Rio Grande do Sul, tinha lhe hipotecado apoio total e irrestrito contra todas as articulações dos militares conservadores. Brizola havia conseguido além da confiança popular graças a uma excelente apropriação dos meios de comunicação, também obteve apoio de membros do próprio exercito, tais como o Marechal Henrique Teixeira Lott, ex candidato derrotado a presidência da republica na eleição que sagraria Janio Quadros vencedor. Um apoio e tanto.

Mesmo assim Jango não compraria briga com ninguém. Deixou o barco ao sabor do vento. O argumento era de que não queria ser o responsável por uma Guerra Civil no Brasil.

Jango permitiu o recuo ao parlamentarismo no Brasil, diminuindo seus poderes. Algo que interessava muito aos militares que o viam como simpático a agenda comunista internacional.  

No Plebiscito de 63 no entanto o povo traria de escolher em um referendo a volta do Presidencialismo, descontentando os generais.

Jango acataria a orientação destes mesmos militares ao não ir ao Rio Grande do Sul e com isso fortalecer Leonel Brizola, que já era naquele período sem dúvidas o maior líder popular do país. Com carisma e confiança entre os pares do seu Estado. 

E a história não permite vacilos. Exatamente no dia da mentira, 1 de Abril, o desfecho do Golpe acarretaria 25 anos de poda das liberdades politicas, a entrada de diversos partidos e militantes na clandestinidade, exílios, prisões,torturas, assassinatos e toda a sorte de crimes contra os Direitos Humanos.

No plano econômico o boom de desenvolvimentismo traria ao país o agravamento da Dividia Externa e a total submissão dos interesses financeiros  estadunidenses. Índices brutais de inflação que peitariam ao 80% ao ano e claro, o populismo ufanista.

Continua... 
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: