4 de dezembro de 2013

AMOR E CAPITAL - OS DRAMAS FAMILIARES DE KARL MARX


Nem só de complexas teorias e formulações politicas vivem os escritores que se baseiam em Karl Marx. A escritora americana Mary Gabriel reuniu durante quase dez anos cartas e textos em jornais para contar a saga familiar de um dos maiores pensadores da sociedade moderna, responsável por uma minuciosa descrição do capitalismo. 

"Amor e Capital - A Saga Familiar de Karl Marx e o Nascimento de Uma Revolução" já chegou as livrarias brasileiras, pela editora Zahar. O catatau de páginas ultrapassam as 900 e poucas. Como todo bom livro volumoso custa um pouco mais, porém, vale a pena [cerca de 89 reais]. 

Comecei a lê-lo ontem a noite e como já era de se esperar de toda boa leitura, fiquei preso as suas linhas. Fazia tempo que uma leitura não me prendia tanto assim. A obra foi finalista de prêmios como o Pulitzer e descreve em pormenores as idas e vindas da família entre Londres, Paris, Bruxelas e Berlim. 

Marx teve uma vida difícil e de privações. Perseguido por vários regimes Europa a dentro e incapaz de poder trabalhar para sustentar-se, teve que ser amparado por seu amigo Engels.  

A autora afirma que decidiu escrever sobre o tema logo após ter descoberto que duas das filhas do pensador alemão haviam se suicidado. O fato é que o ditado que diz " Por trás de todo grande homem existe uma grande mulher" faz todo o sentido aqui. A autora dá destaque para o papel "decisivo" que acredita ter tido na vida de Marx a mulher do intelecutal, Jenny von Westphalen. 

Recomendo para todos os gostos e públicos. Para aqueles que não conhecem muito de Marx e para os "marxistas" em geral, um pouco da saga humana, de suas frustrações, sofrimentos, alegrias e redenções.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

1 comentários:

www.marcellobarra.com.br disse...

Uma resenha sobre esta bela obra que é Amor e Capital: A Saga Familiar de Karl Marx e a História de uma Revolução:
http://laurocampos.org.br/2014/02/amor-e-capital/