6 de novembro de 2013

A FALTA QUE FAZ UM ARQUIVO PÚBLICO EM IMPERATRIZ


Já disse aqui sobre a enorme carência em Imperatriz por não termos bens e equipamentos para o incentivo a cultura e a pesquisa. Além da falta de museus e até de bibliotecas, também não temos um "Arquivo Público", espaço imprescindível para a valorização da historia da cidade.

Um Arquivo Público para que os estudantes tenham o hábito de irem livremente estudar sobre as mais diversas temáticas traria enorme valorização da pesquisa, voltado para educação patrimonial, como um centro de documentação. 
  
Temos necessidade de uma efetiva política de gestão da memória. Em um evento recente promovido pelo professor Rogério, do Departamento de Ciências Humanas da UFMA, tivemos a presença da Professora Maria Helena [Arquivo Público do Estado] que deixou um documento onde consta um “passo a passo” para a criação de um Arquivo Público. A Profa. Maria Helena também se colocou a disposição para ajudar no que fosse necessário para a efetivação do mesmo.
 
Na verdade temos um “esboço de arquivo publico” sub-utilizado em Imperatriz.  Não sei bem como está o dito-cujo, mas pelo que me disseram ele funciona em alguma sala da prefeitura municipal, sem condições de uso pareceria mais um depósito de documentos velhos.

Imperatriz joga por terra assim sua história. Desvaloriza seus pesquisadores. Fica a pergunta: Onde estão as politicas públicas para a cultura na cidade?
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: