José Luis da Costa é o da esquerda
A segunda turma da Pós Graduação em História e Cotidiano, da Uema de Imperatriz, realizará entre os dias 05, 06 e 07 de Junho o I Seminário sobre Trabalho e Movimentos Sociais na Amazônia Oriental.
Segundo o folder do evento um dos objetivos é "envolver os acadêmicos dos cursos de graduação e pós, no debate sobre questões regionais da Amazônia".
As inscrições já podem ser feitas no Departamento de História e Geografia da Uema, durante a manhã e na parte da noite [falar com Renata ou Prof Margarida] ao custo de R$ 10,00. O certificado terá carga horária de 30 horas.
Como aluno da pós gradução gostaria de convidar os leitores do blogue a participarem de uma oficina que estarei coordenando das 10:00 as 12:00 da manhã, dias 06 e 07, intitulada "Historia das Politicas Públicas no desenvolvimento local."
Na ocasião iremos expor e aprofundar a origem, o conceito e o papel das Politicas Públicas no mundo, em especial na região tocantina que possui como polo a cidade de Imperatriz no Estado do Maranhão.
Tratando de modo inter-disciplinar e utilizando autores como Marx, Engels, Mezzaros, Zizek e Netto, discutiremos o modelo desenvolvimentista e as relações entre Estado e sociedade civil, seus interesses e o modus operanti de projetos tais como PGC {Grande Carajás}, Hidrelétrica de Estreito e Suzano Papel e Celulose, além do esgotamento do modelo econômico e cultural proposto como marco civilizatório em torno do modo de produção capitalista.
A programação promete empolgar visto que teremos além de palestras e oficinas, o lançamento do livro do jornalista José Luís da Costa, intitulado "Terra de bravura e utopia: Vila Conceição - o primeiro assentamento da região tocantina".
Não percam !
0 comentários:
Postar um comentário